elizabeth@siloseventos.com.br

+55 19 99773-6756

+55 11 3280-0892

VOCÊ É UM PROFISSIONAL “SEVERINO” ?

por | jan 14, 2019 | single-post

ENTENDA AQUILO QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE SER MULTITAREFAS

Esqueça essa história de querer entender tudo. (Osho)

Você já se perguntou: “O que eu faço bem e com paixão”?

Será que você é um profissional “Severino”, pau para toda obra, dotado de força de vontade, mas que não é um especialista em nada?

Precisamos conversar sobre “fazer tudo e não saber nada”!

Muito se tem falado sobre a necessidade de ser um profissional multitarefa, que sabe um pouco de cada coisa, entretanto há controvérsias. Saber tudo, mas não ser especialista em nada é um descompromisso profissional, e é sobre isso que vamos refletir neste artigo.

No universo corporativo eu costumo receber diversos currículos, e percebo que existem incontáveis profissionais completamente perdidos em suas carreiras. Profissionais que são verdadeiros “Severinos”. Em um momento estão trabalhando no setor operacional, depois no financeiro, mais tarde os vejo procurando vagas na área comercial, outras vezes na área de recursos humanos e se candidatando também às vagas de publicidade, uma verdadeira confusão profissional.

Afinal de contas… Qual é a sua especialidade meu amigo (a)?

Talvez você esteja se questionando: “estamos numa época em que as empresas não estão contratando, você acha mesmo que eu deveria ficar escolhendo nestas condições”? A resposta é bem simples, se especialize em uma área e daí sim busque por posições dentro de sua área de atuação.

Como diretor de grandes organizações, eu tenho o dever de lhe alertar: “ser um profissional “Severino” demonstra instabilidade, além de provar que você não tem profundidade sobre nenhum assunto ao certo”.

Eu sei, parece legal no primeiro momento, ser um colaborador que conhece de tudo um pouco, um verdadeiro “faz tudo” realmente é digno, mas o mercado não deseja contratar “Severinos”, o mercado precisa de especialistas. É assim que a banda toca!

Não importa se você entende apenas de uma única área, contanto que você seja o melhor naquilo que faz

Veja bem, nos artigos anteriores vimos à importância de conhecer outras áreas além das suas, mas entenda bem, isso não significa ser um “quebra galho”, mas sim ampliar seu nível de conhecimento a ponto de poder discutir sobre vários temas.

Existem muitos profissionais semelhantes a um pato, eles nadam mais ou menos, voam mais ou menos, mergulham mais ou menos e andam mais ou menos, ou seja, não são especialistas em nenhuma função. O profissional pato não é bom em nenhuma atividade.

Este tipo de profissional geralmente ganha mal, vive apagando incêndios e é sempre solicitado para fazer os serviços mais simples que os verdadeiros especialistas não estão disponíveis para fazer. Além disso, nunca recebem o devido valor que merecem.

Portanto, me responda: “Qual é o trabalho sofisticado que só você sabe fazer”? Qual área não pode perder o seu dom, talento e habilidade? Você é bom em algo? Então se especialize e manifeste a sua missão profissional!

Pense nisso e decida se aperfeiçoar em uma área e ser o melhor neste segmento. Não aceite ser apenas o quebra galho, o colaborador que vai pintar as paredes quando está ocioso.

Você tem capacidade de ser muito mais que um mero Severino, a não ser que este status seja o suficiente para você. Se esta condição for a sua escolha, tudo bem! Neste caso, seja o melhor “Severino” que puder.

Entretanto, se você tiver qualificações, capacidade e o desejo de ser um expert em sua área, busque por isso. E lembre-se, Não importa o quão lento você vá, desde que você não pare” (Confúcio, filósofo chinês).

Gratidão e até a próxima!

 

Obs: O nome “Severino” foi utilizado apenas para ilustrar o profissional que faz um pouco de tudo, não estando relacionado a nenhuma pessoa especifica que tenha este nome.

Quer me seguir no Instagram ou Linkedin e acompanhar as novidades?

@marceloSimonato // linkedin.com/marcelo-simonato

Inscreva-se no meu canal do Youtube: ww.youtube.com/marcelo-simonato

Eleve a performance do seu time.
Entre em contato com Marcelo Simonato