Olá amigo leitor, gostaria de lhe parabenizar. Se você está lendo este artigo certamente faltam poucos passos para você tornar-se o diretor (a) de sua empresa.
Ou ainda, talvez você esteja no percurso para chegar lá, de toda maneira, você já é um vencedor e se destaca dos demais. Então vamos deixar o lero-lero e vamos ao que interessa, as dicas para chegar ao topo de sua organização. Continue lendo.
Toda transição relacionada à carreira profissional costuma ser um grande desafio, mas acredito que existam duas situações em que essa passagem pode ser ainda mais complexa. A primeira delas envolve o profissional que deixa de exercer o papel de analista, para então assumir a liderança de uma equipe, que como vimos em meu artigo anterior, demanda uma postura bastante diferenciada. E a segunda circunstância trata-se, justamente, do conteúdo que irei abordar a seguir: a transição do cargo de gerente para o cargo de diretor.
É evidente que todo gestor deseja subir um degrau em sua carreira e ocupar a direção de uma empresa, entretanto, não há clareza quanto as características que precisam ser mudadas para que o profissional seja promovido a este cargo tão almejado.
Se você, amigo(a) leitor(a), deseja construir uma carreira de sucesso e ser lembrado pela brilhante atuação como diretor de uma empresa, não deixe de acompanhar até o final conteúdo que preparei. Continue comigo!
Como tornar-se diretor?
De modo geral, o papel do gerente em uma organização é garantir que as atividades sejam executadas de acordo com o determinado. Para que essa função seja exercida com êxito, o gestor deve orientar os colaboradores de sua equipe, além de acompanhar o desempenho de cada funcionário e fornecer o suporte necessário a todos os envolvidos.
Já o diretor, além de assumir a responsabilidade de uma área mais ampla, é um dos principais encarregados pelo funcionamento da empresa como um todo. Ele desenvolve o planejamento estratégico, identifica possíveis oportunidades de investimentos, controla a utilização dos recursos, entre outras inúmeras funções.
Em suma, a responsabilidade do diretor é muito maior quando comparada às atividades exercidas pelo gerente, tendo em vista que ele possui um impacto direto nos resultados da organização. E é justamente essa atuação estratégica que costuma preocupar os novos diretores, já que o foco do gerente é voltado ao desenvolvimento de pessoas e não à supervisão operacional como o diretor.
Nos artigos anteriores, sempre ressaltei a importância de “exercer a função almejada antes de possuir o cargo”. O seu desejo é tornar-se o diretor de sua organização? Neste caso, gostaria de lhe perguntar o seguinte: “você já se comporta como diretor” mesmo sem ter assumido a função?
Acredite se quiser, mas existem diversas empresas que se queixam da falta de colaboradores capacitados para ocupar os cargos de diretoria.
Se o seu real desejo é tornar-se o futuro presidente da empresa, você tem planejado e trabalhado para isso? Como gerente, você continua buscando formação acadêmica, experiências e vivências no setor que quer ocupar?
Segundo pesquisas realizadas pelo jornal O Globo Economia, os gerentes que lideram projetos, que superam suas metas e conquistam resultados de grande impacto para os negócios, são os profissionais mais propícios a serem os novos diretores da empresa.
Não é novidade, que para “chegar lá”, e alcançar a tão sonhada vaga de diretoria, você deverá ter uma visão acurada, capacidade de análise e a fantástica habilidade de resolver os problemas. A competência, alinhamento e o engajamento dos times, deverão ser seus aliados, além disso, você precisará exalar integridade e valor na hora de agir, pois estas são as qualidades que sempre estão na mira das empresas.
Parece clichê, mas as organizações ainda buscam por profissionais que “vistam a camisa” da empresa, que tenham desenvolvido projetos importantes dentro da organização e que estão realmente dispostos.
Outro ponto que vale a pena mencionar, é que as companhias em geral valorizam quem tem uma boa rede de contatos. O tal do Network.
Ou seja, se você é uma pessoa tímida, de poucos amigos, certamente deverá trabalhar esta área para tornar-se diretor. Neste momento, a introspecção, o encolhimento e o comportamento insociável devem ser banidos.
Para se tornar um diretor competente, é imprescindível que você tenha habilidades interpessoais e de equipe, uma vez que o papel do diretor requer compor esforços de seus liderados, responsabilizando-se pelos resultados. Para se tornar o gestor de sua companhia, você terá que educar-se, reinventar-se e reciclar-se continuamente, investindo no autoconhecimento, e sempre colocando na balança seus valores, suas escolhas e principalmente suas atitudes buscando sempre o desenvolvimento pessoal, não só o profissional.
No episódio da série “Greys Anatomy”, o Chefe Webber está prestes a perder seu cargo de diretor, devido a falta de competência que anda demonstrando em dirigir o Hospital Seattle Grace. Neste momento ele é provocado a fazer escolhas significativas e agir para que o hospital saia do 12º lugar.
Guiado pela ameaça de perder sua função de gestor, Webber decide tomar decisões que postergou anos. Entre inúmeras demissões, cortes e fusões, ele entende que chegou a hora de exercer aquilo para que ele foi chamado, a diretoria.
Uma atitude que trouxe grande avanço ao hospital, mas também controvérsias entre os colaboradores.
Querido leitor, ser diretor de uma organização, exigirá de você escolhas, decisões e posicionamento, que na maioria das vezes não agradará a todos, mas que mesmo assim deverão ser executadas. Na hora de exercer sua função, o desenvolvimento pessoal e profissional deve ser levado em conta, mas principalmente a organização que você estará inserido como um todo.
Talvez esta, tenha sido uma das tarefas mais difíceis que o personagem Webber adotou, entretanto, foi essa atitude que salvou o hospital. E você está preparado (a) para tomar decisões difíceis em prol do bem comum?
Ter uma função de alto nível não se resume a bons salários. É essencial ter o perfil, talento e competência necessária para quem procura cargos de chefia. Você está preparado? Se sua resposta for sim, tenha em mente 5 pontos para obter o sucesso neste cargo:
- Junte uma boa equipe
- Seja pró-ativo
- Busque o autoconhecimento
- Tenha Foco
- Repare no seu ego
Já dizia o rei mais sábio do mundo, Salomão: A soberba precede á ruína; e o orgulho, à queda.
Ter um cargo de alto nível fará com que você seja alvo de diversas críticas, tanto positivas como negativas. Quando for elogiado não se ensoberbeça, e se for criticado se supere. Está é a dica primordial.
Estamos chegando ao final desta espetacular sequencia. Você gostou deste artigo? Que tal obter mais informações sobre o assunto? Siga-me nas redes sociais e acompanhe meu site, pois semanalmente você terá acesso a conteúdos exclusivos como este aqui!
Redes sociais: @marcelosimonatopalestrante
#marcelosimonatopalestrante