elizabeth@siloseventos.com.br

+55 19 99773-6756

+55 11 3280-0892

VOCÊ É UM PROFISSIONAL EXCEPCIONAL?

por | nov 11, 2018 | single-post

Steve Jobs disse: “não aceite ser mediano, se você ama o que faz, faça o que for preciso para se tornar melhor”.

É com está frase que inicio o artigo desta semana. A vista desta afirmação, você diria que é excelente em tudo que faz? Você se considera acima da média?

No artigo anterior aprendemos o primeiro passo para ser um profissional extraordinário, o qual fala sobre ser a pessoa certa no lugar certo e exercer uma função correspondente ao seu perfil. Se você ainda não leu, clique aqui e leia agora mesmo!

Uma vez que você entendeu o primeiro passo, podemos ir adiante e examinar melhor as características que tornam um colaborador excepcional, tão brilhante, ao ponto de trazer grandes resultados para a organização em que está inserido e ainda se desenvolver ao mesmo tempo. Vamos lá?!

Você pode decidir ser excepcional

Estamos em uma época em que a psicanalise denomina de a “geração da frustração”. Geração de profissionais nascidos após os anos 90, que não suportam os “nãos” da vida, as frustrações, ordens e limites estipulados por qualquer autoridade, principalmente de seus “chefes”.

A psicanalista Elisandra Souza afirmou: “estamos cercados de jovens e adultos imaturos, sem conhecimento sobre o sentido verdadeiro da vida, ignorantes quanto às dificuldades, dispersos, desorientados e intolerantes. Jovens que só querem exercer profissões que lhes agradam, executar atividades que sejam unicamente prazerosas e nunca se submetem ao desconforto, mesmo que seja em prol de uma causa maior”.

Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford desenvolveu um conceito surpreendente. Do termo em inglês growth mindset, ela aborda a mentalidade de crescimento ou pensamento de alta performance, tratando a crença de que as nossas qualidades podem ser mudadas e que tanto nossas habilidades, quanto nossa inteligência, podem ser desenvolvidas se desejarmos.

Na geração da frustração você pode escolher se sobressair

Você pode até se questionar: Será que eu devo esperar tanto assim para crescer na carreira? Será que eu devo me submeter a toda essa espera para me tornar alguém na vida? A resposta é bem simples amigo leitor, sim!

Se você deseja ser um profissional excepcional você não poderá levar uma vida mediana, como a maioria das pessoas levam, e não há atalhos para o topo!

Em meu livro “Os pilares do sucesso profissional” menciono algumas estatísticas sobre as diversas vagas existentes que não são preenchidas por falta de profissionais capacitados. As organizações não têm encontrado profissionais acima da média, com alta performance e excepcionais.

Muito pelo contrário, vemos muitos colaboradores que fazem parte da geração da frustração, que desistem de suas metas, pedem demissão por bobagens, não buscam se aprimorar, não procuram por novos conhecimentos e não permanecem em suas posições quando contrariados ou sob pressão. Eles são medianos.

Um profissional Outstanding é aquele que chega para resolver as coisas. Ele não desiste facilmente, não deixa de buscar conhecimento mesmo tendo muito. Ele não ocupa espaço dentro da corporação para ser mais ou menos, para cumprir tabela ou contar as horas do relógio para ir embora, já existe muita gente no mercado com esse perfil, entretanto, se você deseja ser excepcional você precisará fazer a diferença.

Eu costumo utilizar o exemplo das equipes de Fórmula 1, que tem milésimos de segundos para fazer a diferença e se destacar da equipe adversária. É tudo ou nada, ou ela desempenha um papel sincronizado, ágil e de alta performance ou não sobe ao podium.

Tudo aquilo que executamos tem a ver com dinheiro. Ninguém presta serviços á empresa por filantropia, e nenhum empresário dedica o seu tempo à organização porque não tem outra atividade para fazer, mas para obter lucro, ou no caso do colaborador receber seu salário e agregar valor a empresa. Logo, não tem sentido algum ser só mais um na corporação, não é mesmo?

Peter Drucker, considerado uma lenda internacional e um ícone dos negócios disse: “não há mais espaço para empresas com estruturas inchadas, com mesas demais para pessoas que pouco fazem”. Ou seja, todo o profissional deve ter em mente: “eu estou aqui para gerar lucro para a organização que presto serviços”.

Adotar essa mentalidade já é um grande passo para quem deseja chegar ao próximo nível. Pense nisso!

Estamos chegando ao final deste artigo, se você gostou e deseja saber mais, entre em contato agora mesmo! Além disso, você poderá assistir a diversos vídeos sobre este assunto em meu canal, clique aqui para conhecer.

Não deixe de acompanhar meu próximo artigo com reflexões imperdíveis como esta.

Mais informações em  www.marcelosimonato.com

Acompanhe também nas redes sociais: #marcelosimonatopalestrante

 

Leve nossas Palestras e Treinamentos para sua empresa !!!

Eleve a performance do seu time.
Entre em contato com Marcelo Simonato