Olá querido leitor, como vai? O tema deste artigo é “criatividade”.
Falando nisso, você se considera um profissional imaginativo? Você sabe inventar, inovar ou até mesmo improvisar? O que é criatividade em sua opinião?
O dicionário on-line de português afirma que criatividade significa: originalidade, qualidade da pessoa criativa, que tem capacidade, inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua. Essa capacidade de inventar, de criar e compor vem a partir da imaginação.
Marxwell Maltz disse: “a vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”. Grande verdade, não é mesmo?
A criatividade além de ser uma porta aberta para novas possibilidades é também um atributo que todo indivíduo possui dentro de si, mas que precisa ser trabalhado para não minguar. Ou seja, todos nós temos um traço de criatividade natural.
Muitas pessoas pensam que ser criativo se trata em apenas ser engraçado, criar coisas ou fazer piadas inéditas, sim, esta é uma das características da criatividade, mas não se resume somente a isso.
A criatividade profissional
A criatividade que desejo estimulá-lo, é aquela que irá transformar seu status atual para uma condição mais promissora em sua profissão. É aquela que te levará para um novo estágio da sua carreira por meio de suas ações metacompetentes e que agregará valor para sua organização.
Ou seja, se trata em fazer mais com menos, entende?
Em suma, a criatividade dentro do universo corporativo busca executar as atividades de maneira mais rápida e sempre reduzindo os custos. Quer um exemplo?
Logo no início do meu casamento, minha esposa e eu ainda estávamos nos habituando a viver juntos e lembro-me que em certa ocasião eu decidi chupar uma laranja e como um bom canhoto, peguei a laranja e com “muita” dificuldade e lentidão comecei a descascá-la em espiral, Ao ver todo o meu trabalho para descascar a tal laranja, minha esposa intrigada questionou: – “o que você está fazendo”?
– “Estou descascando uma laranja”! Respondi.
E ela retrucou: – “Mas, assim”?
Então ela pegou uma outra laranja e cortou em quatro partes, em seguida puxou as cascas, colocou na boca e facilmente saboreou um pedaço da laranja descascada. Uau… Aquilo era uma novidade para mim, eu nunca tinha visto alguém descascar uma laranja daquela forma otimizada.
Pode ser um exemplo tolo, entretanto, pense comigo; um processo que eu demorei cerca de dois minutos, ela executou em dois segundos e de maneira criativa que trouxe uma redução de tempo surpreendente.
Colaboradores extraordinários fazem coisas simples, economizando tempo, reduzindo custos e com isso gerando grandes resultados para a empresa onde trabalham.
A vista disso, o que você pode fazer para se tornar um profissional mais criativo? O que fará para ser mais rápido e para reduzir custos em sua organização? Como diminuir o tempo de alguma atividade de dez para cinco segundos, por exemplo, de modo que traga lucros para a empresa?
Que tal pensar na economia de tinta da impressora, redução dos papeis ou da energia elétrica?
Aparentemente este trabalho pode até parecer como de formiga, todavia, quanto mais economia e agilidade você trouxer para a sua organização, mais probabilidades de ser notado você terá.
Ser um profissional metacompetente, de alto desempenho e outstanding não é para qualquer um. Essa dica é para profissionais que desejam estar acima da média e conquistar resultados inusitados em comparação aos demais.
Algumas pessoas lerão este artigo e “darão de ombros”, porque a meta delas é ser apenas competentes, mas se você pensa fora da caixa certamente dará a melhor versão de si mesmo no segmento que atua.
E lembre-se: “A zona de conforto é o grande inimigo da criatividade” (Dan Stevens).
Abraços e até a próxima!
Mais informações em www.marcelosimonato.com
Acompanhe também nas redes sociais: #marcelosimonatopalestrante