Steve Jobs, Silvio Santos, Walt Disney, JK Rowling, entre outros ícones são exemplos perfeitos de como grandes empreendedores fracassaram antes de alcançar o tão sonhado sucesso.
Posso até imaginar o grande Thomas Edison dizendo sua polêmica frase após falhar mais uma vez: Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.
Muitos homens de êxito falharam uma, duas, e até cem vezes antes de consolidar seus projetos. Logo, errar pode trazer grandes lições sabia disso? Ao contrário do que muitos pensam, desistir não é o melhor caminho.
No livro de Eclesiastes podemos encontrar um raciocínio fantástico do rei mais sábio de todos os tempos, Salomão; Tudo sucede igualmente a todos. Ou seja, percalços, frustrações e pedras pelo caminho são situações que todos nós estamos sujeitos.
Se, desejamos nos tornar profissionais ou empreendedores vitoriosos, temos que continuar tentando até conseguir atingir o propósito de vida que estipulamos.
Eu mesmo já falhei diversas vezes, e em cada erro, fracasso e perda eu aprendia uma lição. Obviamente que eu não queria errar, mas aprendi “a fazer das pedras, o meu castelo”.
Em cada falha que eu cometia, nascia também a oportunidade de fazer melhor da próxima vez, e assim eu seguia, sempre adiante e jamais retrocedendo.
É interessante como sempre esbarro em inúmeros profissionais “abandonadores de sonhos”.
Eles estão por todas as partes lamuriando suas perdas. São indivíduos que possivelmente, estavam próximos da linha de chegada, mas que desistiram bem perto da vitória.
Será que é possível encararmos as nossas derrotas com um pouco menos de culpa?
Que tal adotar o lema: “Sim, errei.” “Mas amanhã me levantarei e tentarei outra vez”!
Precisamos entender que o marketing da prosperidade vende mentiras sobre o processo de crescimento, sucesso e conquistas financeiras e profissionais. Ninguém que chegou ontem no mercado de trabalho pode atingir seus objetivos da noite para o dia sem trabalho duro, dedicação e perseverança diante dos erros.
Está na hora de virar o jogo!
Chega de tentarmos parecer com semideuses, heróis e acumuladores de vitórias. Vamos mostrar a face e o quanto somos humanos que erram, mas que não desiste facilmente.
No universo da mentoria, palestras e consultorias, é necessário que haja experiências verdadeiras de erros e acertos para incentivar e impulsionar os outros a persistirem, mesmo quando tudo for mal.
Precisamos aprender o caminho das pedras, e quem melhor para guiar senão quem já o trilhou?
A minha sugestão da semana é que você adote a teoria dos erros como uma lição que lhe trouxe experiências positivas. Certamente hoje, após muito errar você é um profissional bem mais preparado que antes, não é mesmo?
Que isso nos sirva de treinamento. Quanto ao mais, dê um “chega para lá” na culpa, angustia e frustração por ter errado o alvo. O importante é que você tentou, portanto não se condene mais, apenas recomece agora mesmo. Sem essa de pensar em não empreender mais. Novas oportunidades surgem todas as manhãs.
Incorpore a teoria do “errando é que se aprende” e blinde suas emoções para continuar seguindo em frente.
Os erros fazem pessoas comuns se tornarem pessoas extraordinárias!
E lembre-se:
Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez. (Thomas Edison)
Gratidão e até semana que vem!
Deseja levar meus treinamentos e palestras para sua empresa?
Acesse: www.marcelosimonato.com
Siga-me também nas redes sociais:
Linkedin, Instagram, Facebook e Youtube.
#MarceloSimonatoPalestrante