Muito se tem falado sobre valores e princípios dentro do universo corporativo, inclusive, perguntas como: “o que é importante para você”, e “o que você faria para conseguir isso”, fazem parte de diversos processos seletivos. Mas quais são nossos reais valores?
Vemos diariamente muitos profissionais, executivos e até mesmo empreendedores que, para chegar ao topo, fazem de tudo. Em sua opinião, vale tudo na hora de se tornar bem-sucedido? Será que ter um perfil audacioso é o ideal na corrida para o sucesso?
Para muitos profissionais “vale tudo” na hora de atingir suas metas.
Eu sei! As metas são exigentes, o mercado está num momento negativo e as oportunidades de trabalho geralmente são escassas, logo, “lutar com unhas e dentes” para manter sua posição profissional realmente é um trabalho bem árduo. Contudo, não podemos esquecer dos nossos valores!
Dias atrás, conversando com um conhecido, ele me contou que havia comprado uma moto de leilão desmontada por um preço acessível. O antigo dono garantiu a ele que a moto precisava apenas ser montada e que todas as peças estavam em ordem assim como o motor e todo o resto. Depois de muito quebrar a cabeça para montá-la (uma vez que ele tinha pouco conhecimento em mecânica), ele decidiu pedir a ajuda de um profissional de verdade.
Após analisar a moto de trilha, o mecânico disse:
– “Vou ser bem sincero”! “A moto está completamente desalinhada, além disso, as peças estão tortas”. “Eu poderia cobrar o valor que lhe informei por telefone, ganhar meu dinheiro e pronto, uma vez que você me pediu somente para montá-la, mas não seria justo com você, já que depois de montada ela ficará impossibilitada de andar sem o alinhamento que custará o triplo do valor que lhe informei”.
Meu amigo ficou aborrecido por ter que investir ainda mais que o previsto na montagem e alinhamento da moto de leilão, entretanto achou louvável a honestidade do mecânico.
É verdade! O mecânico poderia fazer unicamente o que cliente pediu: montar a moto. Mas não, ele tinha valores de honestidade, empatia e eficiência, logo preferiu correr o risco de perder o trabalho, informando que o custo seria bem maior, do que entregá-la de qualquer jeito.
Mario Sergio Cortella disse: Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: “Quero?”, “Devo?”, “Posso?”.
Tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo, mas não posso e tem coisa que eu posso, mas não quero.
Como profissionais devemos ter idoneidade, honestidade e prestatividade além de visar o lucro somente. É isso que as empresas buscam dos profissionais!
Sim! Elas querem o “tal” atingimento de metas e receitas maiores, mas tudo dentro de valores e princípios para não prejudicar a venda, a organização e por fim perder o cliente para sempre.
É comum, encontrarmos nas empresas muitos colaboradores que amam e se dedicam integralmente à sua função. Para elas, somente por meio do reconhecimento, elas serão pessoas de sucesso, por isso acabam passando por cima de seus colegas, “puxando o tapete” de outras e até realizando os famosos “gatos” na venda. Tais comportamentos são inaceitáveis e por mais que inicialmente tudo vá bem, uma hora “a casa cai”.
Você conhece alguém assim? Ou será que você já agiu dessa forma? Pense nisso e reflita sobre como tem aplicado seus valores e princípios em sua vida profissional.
Para ser um profissional extraordinário é preciso ter valores e princípios dignos desta posição.
Deseja levar meus treinamentos e palestras para sua empresa?
Acesse: www.marcelosimonato.com
Siga-me também nas redes sociais:
Linkedin, Instagram, Facebook e Youtube.
Marcelo-Simonato / @MarceloSimonatoPalestrante