No decorrer dos últimos anos como Executivo, Escritor e Palestrante, eu tenho visto muitos profissionais desejando se sobressair no mercado de trabalho, alcançar o êxito e chegar ao topo.
Plenitude, satisfação e felicidade são características que todos eles buscam, mas será que eles sabem qual o verdadeiro segredo para se obter tal sucesso?
Sócrates, o filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga deu uma boa dica sobre esse assunto ao dizer: O homem para ser completo tem que estudar – trabalhar e lutar, pois o conhecimento uma vez estabelecido jamais se perderá.
Boa Sócrates! Somente o conhecimento pode nos garantir um futuro promissor e dias de glória no universo corporativo.
Falando nisso…
Quem nunca escutou a famosa melodia: “Podem me tirar tudo o que tenho, mas não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz” – (Charlie Brown Junior – Dias de luta, dias de Glória)? A banda mandou bem e cantou bonito!
Mas para que não fique apenas nas palavras do incrível Chorão, Albert Einstein também disse: As pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento.
É verdade! Existem épocas ou fases em nossa jornada que a vida é como uma caixinha de surpresas. Um dia vivemos a glória, estamos bem empregados, com um ótimo salário e com uma carreira promissora, contudo outrora, nos vemos diante de situações de lutas, em que precisamos nos reinventar, ressignificar a nossa profissão e reciclar nossos conhecimentos.
Nesses ciclos, entre perdas e ganhos, as únicas coisas que não perdemos são as coisas boas que fizemos para o nosso próximo e o conhecimento que adquirimos. Inclusive, o jornalista Benjamin Franklin, cientista e inventor estadunidense disse: Investir em conhecimento sempre rende o melhor juros.
Franklin mencionou esta frase, levando em conta que não detemos poder sobre o amanhã, embora o procuremos de todas as maneiras, e que em momentos de lutas nosso único trunfo é o conhecimento.
Hoje, podemos ter diversos bens como; um bom veículo, casas, apartamentos e até mesmo um negócio próprio ou uma empresa. Podemos ter uma vida regalada e repleta de recursos financeiros além de uma conta gorda, mas amanhã, pode ser, que por algum motivo, não tenhamos mais nada. Talvez uma mudança repentina ocorra e nos leve a vender tudo e começar do zero, por exemplo, seja porque a falência nos atingiu, porque investimos mal, entre tantos outros motivos. Todavia, o conhecimento jamais poderá ser perdido!
Aliás… Nunca se ouviu sobre alguém que tenha estudado muito, buscado conhecimento e investido em mais inteligência e a tenha perdido quando os dias de lutas lhe sobrevieram.
Hoje, por causa das redes sociais, perdemos muito tempo em postagens irrelevantes, Fake News e artigos escritos por amadores que não agregam conhecimento algum. Carregamos a falsa ideia de conhecimento só porque gastamos algumas horas lendo baboseiras na internet, inclusive já falamos sobre isso por aqui.
Se você quer continuar aprendendo, crescendo e buscando evolução em sua carreira você precisa investir em conhecimento!
Lembro-me certa ocasião, ter ouvido algo extraordinário sobre a necessidade de continuar buscando conhecimento sem estacionar ou achar que aquilo que eu já sabia era suficiente.
Imagine que em sua casa haja algo que precise de conserto e para isso será necessário algumas chaves de fenda, alicate, serrote e até fita isolante, mas em sua caixa de ferramentas existe apenas um martelo e nada mais. Você acha que seria possível consertar o que se quebrou utilizando apenas um martelo? Certamente que não!
Essa analogia representa o cérebro como a caixa de ferramentas e o martelo como o (pouco e único) conhecimento. Ou seja, quanto mais conhecimento, mais ferramentas você terá para utilizar quando necessário.
Além disso, quanto mais conhecimento você colocar em sua caixa de ferramentas (cérebro), mais estratégias, ideias e inspirações você terá quando for preciso, seja para criar algo novo, para tocar os negócios ou simplesmente para se destacar como profissional.
Se você encher o seu cérebro de conhecimento (ao invés de futilidades e apenas entretenimento), na hora certa, você saberá de onde tirar uma solução para aquele desafio ou problema.
O conhecimento é a base para qualquer transformação! Não se esqueça disso! A dica desta semana é: “Aprenda algo novo que agregue um conhecimento que você ainda não tem”.
Aproveitando a deixa dos artigos anteriores em que falamos sobre a filosofia do Kaisen (aprender uma habilidade nova continuamente), busque um conhecimento novo também e ultrapasse suas barreiras intelectuais.
E lembre-se o que disse o Livro Leviatã, do autor Thomas Hobbes, o matemático, teórico político e filósofo inglês: Conhecimento é poder!
Gratidão e até a próxima.
Acompanha-me no Instagram ou Linkedin
@MarceloSimonatoPalestrante // linkedin.com/marcelo-simonato
Inscreva-se no meu canal do Youtube:
www.youtube.com/marcelo-simonato