Trabalho duro, muito empenho e automotivação são algumas das características dos profissionais de alta performance. Quando o assunto é o trabalho, não existe “corpo mole”. Eles simplesmente fazem acontecer.
Aristóteles já dizia: nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito.
O hábito é um modelo de vida que adotamos, por isso, ele merece atenção, pois, todos os resultados que obtemos estão intimamente ligados a ele. John Dryden, poeta, crítico, literário e dramaturgo inglês sabiamente disse: Primeiro fazemos nossos hábitos, e então os nossos hábitos nos fazem.
A vista disso, quais tem sido os seus hábitos?
Muitos profissionais só querem: “sombra e água fresca”. Ainda estão presos às 8 horas de trabalho por dia e já começam a segunda-feira pensando na sexta-feira ou nas folgas e feriados. Uma mentalidade totalmente limitada que precisa ser ampliada.
Se a sua intenção é obter o sucesso, saiba que alguns hábitos com os quais fomos ensinados culturalmente, devem com urgência, ser alterados, substituídos e por fim transformados.
Pode ser que neste momento alguns sabotadores mentais comecem a te causar um certo desconforto e por fim alguns questionamentos surjam: “mas como transformar um hábito”? “Como mudar a mentalidade a esta altura do campeonato”? “Transformar meu jeito de ser parece ser uma tarefa muito complicada”. “Será que depois de tantos anos eu ainda consigo mudar”? A resposta é bem objetiva e direta, SIM.
Caso a sua intenção seja: crescer, evoluir e encontrar o sucesso tão almejado em sua carreira, você precisará mudar alguns hábitos.
Por exemplo, caso você tenha sido acostumado culturalmente a trabalhar pouco, de qualquer jeito, exigir benefícios, trabalhar somente em regime CLT (resistindo à transição econômica e profissional), cumprindo oito horas por dia e olhando para o relógio, contando as horas para o fim do expediente, chegou a hora de mudar sua mentalidade, adotar novos hábitos e ter novos modelos.
E como fazer isso?
Mark Twain disse: a gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau. O maior segredo para modificar um hábito é substituindo-o por novos, mas de forma cautelosa, pouco a pouco, como quem dá um passo de cada vez.
Você já ouviu o termo: ninguém muda do dia para noite? Pois bem, é verdade. O autor Charles Duhigg em seu livro “O poder do hábito” revelou que o cérebro leva em média 21 a 35 dias para assimilar um novo hábito. Logo, se você deseja mudar algum hábito, você deverá repeti-lo por no mínimo 35 dias, e então o novo hábito estará fixado em sua mente.
Obviamente, que após este período você precisará continuar a realizar o novo hábito para estabelecê-lo, mas agora não será tão difícil quanto os primeiros 35 dias. Eis aqui a chave para o sucesso da mudança.
A minha sugestão é que você inicie imediatamente as mudanças que necessita, pouco a pouco (sem atirá-las pela janela), mas degrau por degrau. Mantendo constância para que seu cérebro tenha tempo de assimilar o novo modelo e por fim possa consolidar a mudança de hábito.
W.A. Peterson disse: A transformação pessoal/profissional requer substituição de velhos hábitos por novos.
Se antes você trabalhava oito horas por dia e contava as horas para ir embora, agora você substituirá o velho hábito de olhar no relógio a cada cinco minutos por apenas três vezes no decorrer do dia. Se antes você desperdiçava seu tempo com conversas paralelas, na pausa para o café, cigarros, conversas e visitas nas redes sociais (comportamentos que são as maiores vilãs contra o gerenciamento do tempo e produtividade), agora você reduzirá o seu tempo de pausa em cada uma destas condutas. Se você costumava chegar atrasado, agora não vai mais e assim sucessivamente.
Hábitos são mudados pouco a pouco, por meio da diminuição ao invés do radicalismo, entende? “Devagar e sempre” é meu lema! Afinal, mais vale corrigir pequenos detalhes que fazem toda a diferença, do que tentar mudar diversos hábitos de uma só vez, e nunca mudar verdadeiramente.
Para encerrar o artigo desta semana, deixarei a citação do grande Michael E. Angier: Se você desenvolve o hábito do sucesso, você fará do sucesso um hábito. Pense nisso e até a próxima!
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO:
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoPalestrante
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
# HASHTAGS
#marcelosimonato
#marcelosimonatopalestrante
#designyourlife
#liderancacomproposito
#pilaresdosucessoprofissional
#opoderdoobvio
#segredosdealtoimpacto
#coachingdecarreira
#serextraordinarioeumaquestaodeescolha
#segredosdaaltaperformance
#coachingmudeseumindsetparaosucesso
#engage
#ikigai
#proposito
#propositodevida
#lideranca
#profissao
#carreira
#mudancademindset
#atitude
#extraordinario
#sucessonacarreira