Há muito tempo, em 1944, na região da África do Sul surgiu o termo Ubuntu. Um termo que tinha ligação com a história de luta contra o Apartheid (separação racial) e inspirou o grande Nelson Mandela a criar uma reconciliação nacional entre brancos e negros.
Desde então o termo Ubuntu que significa “harmonia, unidade universal, humanidade e forma respeitosa de se viver em sociedade”, trouxe à tona diversos conceitos, e é justamente sobre isso que vamos refletir neste artigo.
Mas afinal o que é ser um profissional Ubuntu?
O profissional Ubuntu é aquele que reflete a ideologia do espírito de ajuda mútua entre os colaboradores, que desenvolve o sistema comunitário e a empatia compartilhada com qualquer pessoa, independente de suas diferenças, hierárquicas, religiosas ou culturais.
Trata-se em não ser um profissional robotizado, mas humanizado que se interessa pela dor, dificuldades e bloqueios de outras pessoas da equipe. É o conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comportar em sociedade, dentro da organização e diante de muitas pessoas diferentes.
Como Líder e atuando no desenvolvimento profissional de centenas de pessoas eu percebo um cenário empresarial totalmente inverso ao do Ubuntu, cheio de competição, hostilidade e individualidade, em que cada colaborador corre atrás do seu objetivo particular, e o outro integrante da equipe que “se vire”.
Um ambiente corporativo em que o líder não é servidor, faz com que consequentemente seus colaboradores o sigam e imitem seu formato egoísta.
Você conhece organizações assim ou já fez parte de um quadro em que a equipe não se importava com o resultado mútuo? Certamente se tratava de um cenário ruim, né?
Para os africanos, Ubuntu é a competência humana de compreender, tratar bem o outro, ajudá-lo em suas necessidades e aceitar suas condições e limitações com amor ao próximo.
Um profissional Ubuntu é generoso, tem compaixão, solidariedade pelo colega, e cria um ambiente de harmonia e ajuda ao invés de competitividade.
Certa ocasião um antropólogo estava estudando sobre o Ubuntu, quando ao final dos seus estudos ele propôs uma brincadeira às crianças de sua região. Então ele colocou um cesto de doces debaixo de uma árvore e sugeriu uma corrida dizendo a elas: “quem chegar primeiro levará o cesto de doces”.
As crianças se posicionaram para começar a corrida. Quando o antropólogo disse já, todas as crianças deram as mãos e correram juntas, ao mesmo tempo, e de mãos dadas.
Unidas, todas elas chegaram até a árvore, pegaram o cesto juntas e comemoraram juntas também. O antropólogo curioso com o fato ficou olhando sem entender o porquê fizeram aquilo, quando então uma das crianças disse:
– Ubuntu tio! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras ficariam tristes?
Essa é a essência do Ubuntu, uma filosofia de vida que representa a ética que falta em diversas organizações, profissionais e líderes da atualidade. Um profissional Ubuntu carrega a mentalidade de que: somos o que somos, porque somos todos nós juntos (Equipe unida).
Como profissionais modernos, nós precisamos ter a consciência de que toda a organização é afetada quando um colega é afetado. Que os resultados não serão os mesmos quando um dos colaboradores fica para trás.
Trata-se de ter a mentalidade de que o mundo não é uma ilha, em que vivemos isolados, mas que precisamos uns dos outros para sermos “um todo”.
A filosofia do Ubuntu defende o respeito básico pelo próximo. Portanto, esta é a minha proposta a você nesta semana. Seja Ubuntu!
Pense nisso, e mude agora mesmo o seu comportamento. Abraços e até semana que vem!
Obs: publicado por Marcelo Simonato originalmente no portal Notícia Pró Trabalho.
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO:
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
# HASHTAGS
#marcelosimonato
#marcelosimonatopalestrante
#marcelosimonatooficial
#ubuntu
#designyourlife
#liderancacomproposito
#pilaresdosucessoprofissional
#opoderdoobvio
#segredosdealtoimpacto
#coachingdecarreira
#serextraordinarioeumaquestaodeescolha
#segredosdaaltaperformance
#coachingmudeseumindsetparaosucesso
#engage
#ikigai
#proposito
#propositodevida
#lideranca
#profissao
#carreira
#mudancademindset
#atitude
#extraordinario
#sucessonacarreira