Olá, que bom que você está aqui!
Obrigado por estar junto comigo nessa jornada da série “O Líder de A a Z”.
A cada letra do alfabeto temos aprendido a como sermos líderes com “L” maiúsculo, ou melhor de “A a Z”.
Tenho compartilhado dicas para você se tornar um líder melhor e assim atingir resultados extraordinários junto com sua equipe ou empresa.
E aí, o que você tem achado desta temporada? Deixe seu comentário, eu quero saber! Nesta semana, vamos estudar as características do líder com a letra “O”, você está preparado? Então, vamos nessa.
#Observador
Lau Tzu, grande filósofo da antiga China disse: Para liderar as pessoas, caminhe um passo atrás delas. O que será que Lau Tzu quis dizer com tal afirmação?
O Líder de A a Z, deve observar, estudar e analisar cada membro de sua equipe, pois cada um deles tem a sua peculiaridade, habilidades que o definem como único. Além disso, cada indivíduo carrega também seus talentos pessoais que precisam ser direcionados a funções e cargos compatíveis com seu perfil. Eis aqui, o grande segredo para o sucesso da equipe.
As habilidades de cada um aproveitadas em seus respectivos cargos eleva a empresa e ainda gera mais produtividade. Afinal, colaborador feliz, (exercendo a função que ama) é três vezes mais rentável, sabia?
O papel do Líder observador é o de caminhar junto com a equipe e estudar suas ações. A observação é uma característica fundamental em um bom líder, inclusive, Max Bazerman, professor de psicologia em Harvard, afirma que os gestores precisam ser first-class noticers, ou seja, devem recuperar o conceito de “observadores de primeira classe”.
O líder first-class noticers vem do termo inglês, baseado no romance de Saul Bellow. Um conceito que o velho guru da liderança Warren Bennis costuma definir para os melhores líderes. Segundo Bennis, líderes observadores de primeira classe realmente enxergam o que acontece a sua volta (incluindo o que outros não veem) e sabem quando precisam obter mais informações para tomar melhores decisões. Sabem onde e quando deslocar seus funcionários e como aproveitar ao máximo cada talento.
Como cada um se desenvolve individualmente? Qual o tamanho do desempenho mostrado por eles? Quem se desenvolve melhor em setores diferenciados? O Líder de A a Z sabe tais respostas, porque observa seus liderados.
Esteja atento a cada movimento, tenha um olhar clínico para sua equipe. O líder precisa saber identificar o potencial de seus liderados e capacitá-los para que atinjam o máximo desse potencial, uma vez que nem mesmo os próprios liderados conseguem identificar esse potencial na maioria das vezes.
#Ouvinte
Como já dizia um provérbio chinês: sábio é aquele que ouve – não aquele que fala. Como temos necessidade de falar, não é mesmo?
Nós falamos “pelos cotovelos”, falamos precipitadamente e falamos sem parar. A verdade, é que é muito simples perceber um líder desequilibrado. Basta observar o quanto ele fala e o quanto ele ouve. Saber ouvir tem a ver com doar completamente parte da sua atenção ao outro, e desta forma ser capaz de entendê-lo melhor.
Essa é uma característica ímpar e bastante importante, pois quando sabemos ouvir o que o outro tem a dizer passamos a entender seus pensamentos, ideias e crenças, criando certa confiança e gerando uma relação amigável, segura e acolhedora.
Ouvir a equipe é fundamental!
Um líder eficiente deve estar próximo, evitando criar barreiras que atrapalhem o desempenho do grupo. A proximidade também ajuda a compreender o perfil de cada liderado e entender quem se dará melhor com cada tipo de tarefa. (como vimos anteriormente).
Guardar as informações obtidas por meio do hábito de ouvir ajudará o líder a ter novas ideias. Estar atento e interagir com o liderado individualmente, ofertando um feedback positivo e estimulando suas ideias, motivará o outro a falar de forma assertiva e assim, consequentemente haverá o surgimento de novos projetos e inovações.
Dessa forma é possível chegar mais facilmente aos resultados almejados pela empresa. Quando o líder é um bom ouvinte, ele é capaz de tornar o ambiente da empresa em um local de bastante harmonia, confiança e respeito.
Converse com cada um de sua equipe, estimule o vínculo, a cumplicidade e o diálogo. Escute o que eles têm a dizer, preste atenção em cada ideia que surgir. Saiba ser compreensivo e seja bastante atencioso quanto aos detalhes, seja alguém que os inspira, que dá abertura para participarem e os faça trabalhar mais confiantes.
O Líder Ouvinte jamais se comporta como um ditador, que somente cobra resultados. Os incentive a criar o hábito da honestidade, isso irá influenciar o ambiente de trabalho e resultados. Saiba delegar as funções a cada um, criando assim uma equipe organizada e eficiente.
Se comunique de forma saudável, esteja acessível aos seus funcionários.
Para construir uma carreira, você deve manter-se aberto às mudanças e estar disposto a crescer. O Líder de A a Z precisa ter uma conduta distinta, que possa ser espelhada pelos demais funcionários. Além disso, ser capaz de liderar significa ter consciência de que aprimorar a escuta constantemente é fundamental.
#Orientador
A palavra orientador, significa aquele que conduz, que estabelece as diretrizes para o funcionamento de (algo); dirigente, diretor. Quem orienta, direciona; conduz, guia.
Com tantas evoluções, o perfil das organizações também evoluiu, e por isso, vemos empresas oferecendo ambientes mais receptivos, acreditando em novas políticas motivacionais bem mais flexíveis do que há 10 anos, por exemplo. Quando uma nova vaga para liderança surge, a busca é sempre por líderes autônomos, capazes de avaliar cenários e encontrar caminhos alternativos. É preciso identificar um Líder Orientador, capaz de correr riscos e que tenha visão estratégica-analítica, além de assertividade e habilidade tática. As organizações estão fartas de líderes que não orientam sua equipe, que não guiam, e nem dão diretrizes a ela.
Mike Murdock disse: Uma meta fora do comum exige um orientador fora do comum. É muito importante que o líder seja um guia e facilitador do aprendizado de seus liderados, de forma personalizada sabendo orientar cada um conforme sua necessidade.
Coordene e apoie seus liderados para que eles ofertem o melhor de si na execução de suas demandas e contribuam, efetivamente e, na prática, com o alcance de resultados incríveis. Uma vez que forem consultados e chamados para participar de forma estratégica dos processos organizacionais, eles se sentirão mais valorizados e irão se engajar ainda mais para ajudar o líder e a empresa no alcance das metas e objetivos estabelecidos.
Lembre-se que seus liderados se espelham em você: um líder que nunca tem tempo para ouvir, auxiliar e desenvolver é um líder falho na gestão de pessoas e criará a cultura do “não tenho tempo”. O bom líder é aquele que está preparado para resolver problemas com rapidez, aumentando sua produtividade e diminuindo o seu estresse e de sua equipe.
Pense nisso e comece a colocar em prática agora mesmo!
Abraço
Marcelo Simonato
Executivo, Escritor, Palestrante
Especialista em Liderança e Desenvolvimento Profissional
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
# HASHTAGS
#marcelosimonato
#marcelosimonatopalestrante
#marcelosimonatooficial
#dicadosimonato
#liderancadeAaZ
#liderancanapratica
#designyourlife
#liderancacomproposito
#pilaresdosucessoprofissional
#opoderdoobvio
#segredosdealtoimpacto
#coachingdecarreira
#serextraordinarioeumaquestaodeescolha
#segredosdaaltaperformance
#coachingmudeseumindsetparaosucesso
#engage
#ikigai
#proposito
#propositodevida
#lideranca
#profissao
#carreira
#mudancademindset
#atitude
#extraordinario
#sucessonacarreira