Da série “O Líder de A a Z”, vamos falar sobre a letra R.
Uma das maiores características do Líder de A a Z está em saber lidar com problemas sendo Resoluto, Removendo os obstáculos e trazendo Resultados para a empresa.
Embora essas características pareçam ser tão óbvias, ainda existem muitos “líderes” que não são hábeis, decididos ou firmes na hora de solucionar um conflito e acabam ficando paralisados, sem ação e até mesmo se esquivam do problema, imaginando que eles irão se resolver sozinhos.
No livro Inteligência Emocional de Shirzard Chamine, o autor revela que todos nós, antes de sermos líderes de outras pessoas, departamentos, áreas ou empresas, somos indivíduos, que apesar de terem suas peculiaridades, também possuem muitas características semelhantes. E uma dessas características é conceituada como o Sabotador Esquivo.
Esse comportamento, muito típico nas organizações, leva diversos líderes a não dar a devida importância aos problemas que merecem atenção, minimizando seus efeitos ou procrastinando suas decisões, isso quando a tomam.
O líder que adota a prática de se esquivar dos problemas, geralmente acredita que está no controle, mas na verdade vive ansioso pelo que costuma evitar ou procrastinar. Por ter medo de que a estabilidade conquistada seja interrompida, ele reprime sentimentos como: emoção, raiva e ressentimento ao invés de canalizá-las de maneira assertiva.
Por outro lado, os Líderes de A a Z são resolutos, removem os obstáculos e trazem os resultados porque não se omitem e nem evitam os conflitos. São líderes destemidos e ousados. Alguns deles chegam até a errar por excesso, mas nunca por omissão ou medo.
Líderes resolutos solucionam as questões e jamais se negam a entrar num enfrentamento. Eles não lideram superficialmente, mas “compram a briga” verdadeiramente, tirando muitos da zona de conforto, inclusive, a si mesmos.
Os líderes de A a Z também removem obstáculos para que sua equipe possa executar o melhor trabalho possível. Afinal eles sabem que ter as pessoas certas no lugar certo é só o primeiro passo para se obter resultados acima da média, mas que além disso é necessário estar monitorando qualquer situação que possa estar impedindo os mesmos de desempenharem bem as suas atividades. Pode parecer uma besteira, mas às vezes a temperatura do ar-condicionado ou o barulho de um colega ao lado podem ser suficientes para atrapalhar o trabalho de alguém. Pense nisso…
O líder que traz resultados para empresa precisa ser flexível quando necessário, mas também deve saber se impor quando a situação requer alguém que de fato determine o rumo da embarcação.
Ele faz o que é preciso e sabe dizer “não” quando necessário, resistindo as situações que possam impactar no andamento do trabalho e nos resultados da empresa.
Temos aprendido no decorrer desta temporada o quanto é importante ser parceiro da equipe, todavia, o líder de A a Z não pode perder o controle da situação e por isso por muitas vezes terá que tomar decisões difíceis e agir com “pulso firme” para manter esse controle.
A famosa e polêmica série “La Casa De Papel”, estreada em 2018, mostra uma cena em que o personagem fictício do Professor se vê em uma situação em que precisa punir o principal integrante do seu time, Berlim, por ter desacatado um dos princípios mais primordiais do grupo: o de jamais executar uma vítima.
Para manter a ordem dos reféns, Berlim decidiu que a melhor maneira de controlar a tentativa de motim era eliminando Monica Gaztambide, uma das reféns que tentou esconder um celular.
Sendo o líder do grupo, o Professor precisava penalizar Berlim e mandar uma mensagem clara aos demais assaltantes sobre quais eram os limites de cada um. Desta forma, como “bom” comandante do bando, o Professor não hesitou e Berlim sofreu as consequências de ter colocado todo o plano e a equipe em risco.
O Líder de A a Z sabe gerenciar sua equipe tomando decisões drásticas, imparciais e necessárias para “proteger a meta principal”, zelando pelos membros da equipe, alcançando o objetivo maior, eliminando qualquer obstáculo, corrigindo quem merece repressão (dentro das normas da empresa) e até mesmo substituindo membros quando estes não estão engajados na mesma missão.
Jim Rohn nos dá um exemplo de liderança que sempre valoriza o capital humano, mas também se mostra bastante firme. Ele disse: O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; ter humor, mas sem loucura.
Ser resoluto, remover os obstáculos e trazer resultados são atributos dos líderes de A a Z, que não têm medo de tomar decisões e colocá-las em ação.
O líder que conhece sua identidade, sua capacidade e sua missão, não se deixará abalar com as críticas ou com o que falam dele pelas costas. Afinal, um homem que quer conduzir a orquestra deve virar as costas para a multidão – Max Lucado. Pense nisso!
Abraços.
Marcelo Simonato:
Palestrante, Escritor e Executivo
Especialista em Liderança e Gestão de Pessoas
Meu lema: Liderar Pessoas & Humanizar Empresas.
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
# HASHTAGS
#marcelosimonatooficial
#dicadosimonato
#universidadedolider
#oliderdeAaZ
#liderancacomproposito
#lideranca
#gestaodepessoas
#liderandopessoashumanizandoempresas
#pilaresdosucessoprofissional