Ainda hoje, muitos executivos não tratam o capital humano como ativo, mas apenas como custo. Esse pensamento precisa mudar, pois os indivíduos devem ser valorizados como o que de fato são: os motores que impulsionam a empresa.
Um dos principais impedimentos para a transmissão do conhecimento é a falta de apoio da liderança.
O líder que não valoriza ou não prioriza ações de capacitação delega tudo ao RH. Como não se envolve, não sabe ao menos o que será trabalhado na sessão de treinamento, não se preocupa em engajar seus liderados para as ações e muito menos se preocupa em acompanhar se os resultados foram ou não atingidos.
Há casos, inclusive, em que os líderes colocam barreiras para impedir os liderados de participar dos treinamentos. Por sua vez, o líder que valoriza a cultura de capacitação se envolve desde a identificação da necessidade de treinamento e participa da validação das ações a serem empreendidas. A valorização do capital humano deve estar inserida na cultura da empresa.
Nesse contexto, o treinamento e motivação de pessoas é um ingrediente essencial para a geração de equipes de alto desempenho e produtividade.
O time deve sentir que seu líder está envolvido e apoia. Por isso, empresas que contam com gestores participativos possuem um grande diferencial. Líder, você deseja continuar crescendo? Ajude outros a crescerem também! Um líder envolvido e dedicado convive no dia a dia com seus liderados e conhece melhor do que ninguém as suas capacidades, habilidades e dificuldades.
O líder é o verdadeiro responsável pela gestão de pessoas e tem na área de recursos humanos o apoio técnico necessário para implementar as ações.
Não devemos nos esquecer:
– Sempre surgirão novas tecnologias, soluções, dificuldades e desafios.
– O aperfeiçoamento e atualização devem ser constantes neste mundo em evolução e transformação.
A empresa que tem conhecimento da importância de treinar e capacitar, e que investe em seus colaboradores sairá sempre na frente, pois os obstáculos serão mais facilmente transpostos com equipes produtivas e motivadas.