Mais importante do que as técnicas, entretanto, é a sua postura em relação à caça ao emprego. Postura é tudo.
Postura quer dizer: sua postura diante da caça ao emprego. Sua postura diante dos empregadores. Sua postura diante do emprego. Acredite em mim, sua postura é a primeira e a última coisa que reparam em você.
Portanto, não é nenhuma surpresa quando, perguntado porque não admitiu alguém, o empregador responda: “Ele tinha uma postura estranha”, ou ” Não gostei da postura dele”, ou “Achei que ele tinha um ar de irresponsável”
Para o caçador de emprego impaciente, ansioso por encontrar um emprego tão rapidamente quanto possível, sua postura é a primeira coisa que deve ser observada e, se necessário corrigida.
Postura, antes de tudo, é como você se dá com as pessoas, de acordo com sua personalidade. É a primeira coisa em que todo empregador repara a seu respeito durante a entrevista de seleção, ou mesmo antes – no contato telefônico ou através do seu currículo.
Postura é a questão decisiva em relação a você para todo empregador. Eles reparam, imediatamente, se você é ou não uma pessoa agradável de se ter por perto. Reparam se você é do tipo que se interessa pelos outros, pela suas necessidades e interesses, ou se só pensa em si próprio.
Se você põe em ação energia e entusiasmo ou se procura poupar esforços e costuma ficar mal-humorado. Se esta zangado ou em paz consigo mesmo e com o mundo. Se você se joga, ou se é do tipo retraído. Se é comunicativo ou monossilábico. Interessado em somar ou subtrair. Ansioso por fazer seu trabalho melhor possível, dando algo a mais, ou se procura apenas despachar seus afazeres.
Um empregador pode até encontrar alguém menos qualificado mas que apresente uma postura mais positiva, preferindo uma pessoa bastante qualificada mas que demonstre posturas inapropriadas.