Para você que deseja continuar evoluindo em sua carreira, nada melhor do que expandir o seu mindset, concorda?
Sendo assim, que tal trabalharmos para alcançar este objetivo enfim?
George Bernard Shaw, jornalista irlandês e cofundador da London School of Economics disse: É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.
O fato é que, não podemos vencer na vida, enfrentar a crise econômica nem atingir o êxito tão esperado se não mudarmos a nossa mentalidade. Quer um exemplo?
Certa ocasião, em uma de minhas palestras, eu conheci uma jovem que se encontrava em grande conflito interno. Para ela, quem deveria ser o provedor majoritário de sua casa, era seu marido, que por sinal estava desempregado.
Quando surgiu a oportunidade de se mudarem para um apartamento maior, ela simplesmente não conseguia aceitar que, durante um certo período de tempo ela deveria arcar com todas as despesas da casa para realizar aquele sonho antigo do casal.
Entre a cruz e a espada, o conflito surgia justamente aí, continuar na casa antiga, de espaço pequeno até que o marido se recolocasse no mercado, ou enfrentar uma mudança de mentalidade, em que ela, mesmo sendo mulher, pudesse “segurar as pontas”, mas desfrutar do apartamento novo ao mesmo tempo. Eis a questão!
Claro que para muitas pessoas de mentalidade pequena, está não era a hora de se mudar, expandir os horizontes e alargar as tendas, mas de continuar parada esperando dias melhores.
Aquela moça, que fora criada num lar tradicional e um pouco machista, sentia enorme dificuldade de quebrar essa crença limitante, de que a mulher também deveria ser apenas uma ajudadora e não a provedora do lar. Logo, para progredir e continuar conquistando patamares maiores ela precisava mudar sua forma de pensar para então encontrar êxito em seus planos.
Talvez você esteja pensando: “Que jovem tola, quem não gostaria de se mudar para um apartamento novo”? Todavia, quando carregamos crenças limitantes em nossa vida, problemas pequenos se tornam grandes e nos impedem de seguir em frente.
Obviamente que aquela moça precisava rever suas ideias, ou poderia ser apenas mais uma pessoa comum que vive a vida inteira na mesma casa apertada, mesmo tendo condições de ter outro estilo de vida. Tudo, pelo simples fato, de acreditar que uma mulher não deve bancar a casa.
E o mesmo ocorre conosco em diversas outras áreas. Precisamos inverter a marcha, virar o jogo e dar a volta nesses pensamentos limitantes que teimamos em seguir.
Será que aquela promoção que você tanto espera não chegou ainda por causa de suas próprias crenças?
Por que muitas pessoas passam a vida toda do mesmo jeito? Será que elas realmente não saem do lugar por falta de condição, ou seria por causa das prisões mentais?
Que tal dar um zoom?
Se sua intenção é galgar novos horizontes, chegou a hora de expandir a sua mentalidade. Chegou a hora de se mudar para o novo apartamento, ainda que tal mudança te tire de sua zona de conforto e te fazer entrar em atrito com aquilo que sempre acreditou ser verdade, mas era mero engano.
Certamente que esta jovem ao mudar-se para o novo endereço, precisou ampliar a sua mentalidade e dar um rever suas crenças. Acredite, crescer e encontrar o sucesso não é um caminho de flores apenas, mas de grandes decisões que quebram dogmas internos.
O meu desafio nesta semana é convidá-lo a ver de outro ângulo, Enxergar ver mais longe e mais alto aquilo que tanto almeja atingir.
Nos artigos anteriores, sempre mencionei o quanto as pessoas, ao invés de enxergar o copo meio cheio, tendem a vê-lo meio vazio. Tratam-se de pessoas que são negativas e nunca conseguem ver o lado bom da situação ou as oportunidades que surgem de repente como um cavalo encilhado. (Uma chance única).
A jovem do exemplo acima, poderia simplesmente decidir não confrontar a sua crença limitante e manter aquele padrão de pensamento comum. Sim, seria uma opção. Uma escolha que traria consequências, como permanecer residindo no mesmo local, no mesmo apartamento e sem evolução alguma.
Ela poderia continuar vendo o copo meio vazio e afirmando: “Não é hora de nos mudarmos, eu não posso ser a provedora majoritária do lar, meu marido quem deve assumir esse papel”. Ela poderia ficar no mesmo lugar.
A jovem tinha duas escolhas, ser pessimista, cética e desencorajada ou enxergar uma oportunidade no ar. Uma chance imperdível, em que mesmo em tempos de desemprego, por que não mudar-se?
Era agora ou nunca, afinal de contas, quem garantiria que o apartamento dos sonhos estaria disponível quando as coisas melhorassem para o casal?
Parece clichê, mas a beleza está nos olhos de quem vê. “Se o teu olho for bom, todo o resto também será, mas se teus olhos forem maus todo o seu corpo será escuridão”, já dizia uma das parábolas mais conhecidas de Cristo, registradas nos evangelhos.
Agora a pergunta que não quer calar é: “qual filosofia você tem mantido em sua vida profissional, a negativa ou positiva”?
Será que não chegou o momento de crescer e alugar um apartamento novo, trocar de cargo ou comprar aquele carro que tanto deseja? Será que o sucesso que você anseia não depende apenas de uma mudança de mentalidade?
Reflita um pouco, respire e responda a si mesmo: “Quantas oportunidades de crescimento você já desperdiçou”? Que tal inverter essa marcha agora mesmo?
Nunca é tarde para mudar seu mindset. Pense nisso!
E lembre-se: Purificando-se dos seus preconceitos e desembaraçando-se da mentalidade que te engana, torne-se um homem radicalmente novo. (Desconhecido)
Deseja levar meus treinamentos e palestras para sua empresa? Mais informações em www.marcelosimonato.com
Siga-me também nas redes sociais:
Linkedin, Instagram, Facebook e Youtube.
#MarceloSimonatoPalestrante
Obrigado e até a próxima!