Você é um líder e em sua equipe há pessoas de diversas idades e características. Como lidar com cada um deles e captar o melhor de cada um?
Antes de mais nada, é importante entendermos a principais características e diferenças entre as gerações, para gerir pessoas e os conflitos entre elas.
Atualmente, já existe um consenso entre empresários e gestores sobre a importância do capital humano para o sucesso dos negócios e que as equipes passaram a ser os verdadeiros diferenciais competitivos no mercado.
Assim, é preciso considerar práticas elementares para gestão de pessoas, de modo a assegurar a atração e a retenção de talentos, o desenvolvimento dos colaboradores, gerando oportunidades de crescimento e altos índices de satisfação e engajamento.
Qual seu estilo de liderança?
Neste cenário, o estilo de liderança adotado pela empresa e seus líderes tem imensa importância, pois influencia diretamente na percepção e no desempenho de todos os profissionais.
Desta forma, uma liderança moderna apresenta uma série de vantagens, tanto para o negócio, como para os profissionais.
O líder deve buscar compreender as reais necessidades e motivações de cada geração, no sentido de auxiliar, apoiar, ensinar, inspirar e motivar os colaboradores, para que todos possam desenvolver potenciais e talentos.
Esse modelo de gestão permite a criação de um sistema de cooperação mútua e contínua, agregando conhecimentos e compartilhando ideias.
O líder moderno deve ser capaz de influenciar, incentivar e engajar a todos. Ele demonstra no cotidiano, algumas posturas importantes, que fortalecem o ambiente de trabalho e reforçam a sua condição perante a equipe.
Mas como deve ser um líder moderno e quais são os comportamentos que o diferenciam?
Esse é um assunto para o próximo artigo.
Fique atento e compartilhe esse conteúdo.