ESSE NÃO É O MOMENTO DE FICAR RECLAMANDO!
Você já ouviu o termo: “enquanto alguns choram outros vendem lenços”? Oportunidades surgem a todo o momento, basta estarmos atentos para percebê-las.
Pensando dessa forma, Luiza Helena Trajano, presidente das lojas Magazine Luiza disse: “não é o momento de ficar reclamando”. Foi desta forma, que numa época de poucos recursos ela construiu uma das maiores redes de lojas do Brasil.
É verdade que, por mais que estejamos enfrentando tempos difíceis, ainda tem muita gente “criando oportunidades”, fazendo dinheiro e até mesmo montando o seu próprio negócio.
Quer um exemplo? Repare como basta chover no centro da cidade que surgem vendedores de guarda-chuvas e capas por todos os lados. Eles estão por ali sempre atentos a uma oportunidade de negócio.
E o que dizer dos vendedores ambulantes, aqueles que vendem bolos de potes, coxinhas ou água em dia de calor para sustentar sua família ou seus estudos? Tais vendedores sabem aproveitar as oportunidades que se apresentam e quando não, eles mesmos a criam. Vejam aonde o Rick Chesther foi parar… (“Pegou a visão”?)
Vejam esta cena:
Um dia desses, indo para o litoral, numa emenda de feriado, minha família e eu esperávamos por logo período na fila do pedágio quando fomos abordados por um vendedor de salgadinhos, chocolates e refrigerantes. Show de bola!
Era tudo que precisávamos, saborear umas paçoquinhas enquanto aguardávamos o trânsito. O curioso, é que aquele vendedor teve visão e decidiu ir ao local em que estavam reunidas uma grande multidão (público-alvo) de pessoas ansiosas, famintas e que com toda certeza desejariam alguns petiscos. Além disso, o curioso é que não sabíamos que necessitávamos de alguns doces até vê-los diante de nós.
É assim que o mercado funciona muitas vezes o cliente não quer comprar nada, até ver seus produtos e serviços.
É tudo uma questão de visão!
Qual crise você tem enfrentado? Você tem aproveitado seus talentos, criatividade e inteligência para sobreviver aos dias maus? O que você tem feito para driblar a crise em seu segmento?
A maioria das pessoas costumam “sentar e chorar” em meio a decadência financeira sem ter a capacidade de dar a volta por cima (resiliência) e criar uma nova situação.
“Se não tiver vento para usar as velas, reme e saia do marasmo de onde está agora mesmo” Marcelo Simonato
Roberto Shinyashiki em uma de seus livros disse: “Problemas?” “Oba!”.
Ainda bem que temos problemas, pense bem; além de ser um sinal de que estamos vivos, serve também para nos provocar a agir, a utilizar os nossos talentos e inteligência com melhor empenho. Em meio aos problemas alguém precisa ser contratado para solucioná-lo, se não fosse assim, muitos de nós, não estariam trabalhando.
O encarregado que contratou um ajudante, por exemplo, teve um problema de sobrecarga e por isso necessitou empregar outra pessoa para ajudá-lo.
Por meio dos problemas que surgem as oportunidades.
Profissionais extraordinários geralmente são aqueles que são provados constantemente em suas habilidades, capacidades e atitudes.
Existe uma frase conhecida que diz: “aquilo que não nos mata, nos fortalece”, grande verdade não é mesmo? Tente se lembrar de suas maiores crises, certamente hoje você está mais maduro e experiente não concorda?!
Somos fortalecidos a cada problema e desafio que enfrentamos, tudo isso para que cresçamos em nossa carreira e sejamos “duros na queda”.
Portanto se seu desejo é ser um profissional extraordinário e de alta performance como temos aprendido semanalmente, que tal encarar a crise com outros olhos?
Henry Ford já dizia:
“não encontre as falhas, encontre as soluções”.
A dica desta semana é justamente esta: “veja oportunidades mesmo em meio às tempestades, quem sabe esta não seja a sua chance de vender seus guarda-chuvas”.
Agora, antes que eu me despeça, caro leitor, se você deseja saber mais sobre assuntos como este aqui e se tornar um profissional ainda mais criativo, de alto desempenho e que traga resultados maiores para a organização em que está inserido, siga-me nas redes sociais ou agende sua consultoria hoje mesmo.
Eu espero por você, até a próxima!
Assista ao vídeo que falo sobre Oportunidades em meio a Crise.
Mais informações em www.marcelosimonato.com
Acompanhe também nas redes sociais: #marcelosimonatopalestrante