Todo Líder sabe da importância de se manter um time motivado e engajado. Afinal, são através deles que se obtêm resultados cada vez mais satisfatórios para a empresa. Além dos conflitos de gerações, já abordado anteriormente, precisamos levar em consideração que uma equipe é composta por colaboradores que possuem características diferentes. Na realidade, existem uma série de traços que são super marcantes em qualquer time e que precisam ser trabalhados pelo Líder para que os processos se tornem mais eficientes e a equipe mais produtiva.
Existem equipes realmente motivadas e isso se deve ao fato de estarem trabalhando por um propósito e não apenas pelo salário ou cargo.
O Líder Moderno conhece a necessidade de cada posição de trabalho e escolhe as pessoas certas para os lugares certos (Jim Collins já dizia isso em seu livro: Empresas feitas para vencer).
Devemos colocar as pessoas certas nos lugares certos. Profissionais “desencaixados” são sempre um perde-perde em longo prazo. As pessoas devem saber o que a empresa e o Líder esperam delas.
Todos nós temos potencial para alguma coisa. Se formos capazes de identificar pessoas que têm o perfil para a função e que vão fazer o que gostam, elas serão altamente produtivas.
O primeiro passo, portanto, é o de conhecer o perfil adequado para cada função. Primeiro desenhamos a “cadeira” para depois encontrar a pessoa certa que irá “sentar” na mesma.
Existem alguns programas de perfil comportamentais muito interessantes e assertivos que podem lhe ajudar nessa definição de cada posição.
O Líder moderno conhece o seu time, mas precisa primeiro conhecer a sua empresa (cultura, valores, forma de trabalho) e também conhecer muito bem a sua área de trabalho e as funções.
Não adianta contratar um colaborador extremamente comunicativo para uma função puramente analítica ou contratar alguém que não goste de lidar com números para trabalhar na área financeira.
Sabemos que é possível adaptar algumas posturas para garantir que a equipe esteja afinada e alinhada com a cultura da empresa, mas quanto menor a margem de esforço que os colaboradores tenham que realizar para se adaptar, melhor será sua performance e motivação para o trabalho.
Uma equipe motivada é como um corpo humano onde cada órgão executa exatamente a função para qual ele é destinado. Todos são importantes e juntos tornam a vida possível. Assim também é numa empresa, área, departamento ou setor.
Quando colocamos as pessoas certas nas posições adequadas, maximizamos nossas chances de sucesso.
O Líder Moderno conhece a sua equipe e demonstra interesse por cada indivíduo. Mostre aos colaboradores que você se importa com eles. Faça com que eles saibam que as suas contribuições são apreciadas. Olhe nos olhos deles e diga isso. O acompanhamento constante e o feedback honesto gera credibilidade e lealdade.
São pequenas coisas que têm um impacto tremendo nos resultados.
É difícil alcançar bons resultados se você não conhecer as características de cada colaborador e suas aspirações de vida.
É difícil fazê-los trabalhar entusiasticamente por um resultado se os mesmos não souberem qual é o resultado esperado.
É impossível alcançar bons resultados se você não unir uma coisa com a outra.
Curta, comente e compartilhe! Para ver outros artigos já publicados sobre liderança e R.H, você pode conferir aqui no blog.
https://www.facebook.com/marcelosimonatopalestrante/?ref=bookmarks