A indústria 4.0 chegou com tudo e com ela grandes mudanças, evoluções e transformações.
As grandes empresas tradicionais vem perdendo espaço para novos “players” que até outro dia não “incomodavam”, pois teoricamente eram de outros segmentos.
Quem diria que empresas como a Google, Tesla, Amazon, Uber ou AirBnb iriam provocar tanto o mercado, isso apenas para citar algumas.
Essas empresas funcionam baseadas em inovação tecnológica, automação, troca de dados e utilizam conceitos de sistemas ciber-físicos, IoT (Internet das Coisas) e computação em nuvem (Cloud).
A vista disso, o Líder que deseja continuar atuando e sendo relevante, precisa se capacitar constantemente diante das novas demandas do mercado que são maiores a cada dia.
Se preparar para atuar com excelência e sendo capaz de utilizar as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado é fundamental. Ter entendimentos computacionais, de automação e sobre controle industrial aplicados à indústria 4.0, além de tecnologias de grande impacto, como Inteligência Artificial, Cloud Computing e “Internet das Coisas” são competências indispensáveis para se tornar o Líder de A a Z.
E se você, assim como diversas organizações acha que buscar conhecimento sobre os temas acima é só para organizações do segmento de TI, não se engane. A industria 4.0 ou Era Digital chegou para todos.
No artigo de hoje falaremos sobre as características do Líder de A a Z com a letra “ P ” de Participativo, Perspicaz Persuasivo, acompanhe…
#Participativo
Todo líder impacta a vida de sua equipe, ainda que seja indiretamente. Se você acredita que liderança trata-se de guiar seus liderados dentro daquele formato arcaico, em que você possui poder e eles “deveres”, que por ser líder os outros te devem respeito pelo cargo que carrega e que ser líder trata-se apenas em ser responsável por um grupo de pessoas, está na hora de rever seus conceitos, urgentemente eu diria!
Com a era da informação, hoje podemos ver novos conceitos e novos modelos de liderança, tanto pela evolução individual do ser humano, quanto pelo coletivo. A revolução industrial deve acontecer também em nossa mentalidade e forma de liderar e lidar com as pessoas.
O Líder Participativo não se porta como um Rei em seu reinado em que os seus liderados são tratados como súditos, pelo contrário, a liderança participativa é uma liderança colaborativa, em que o primeiro a servir à equipe é o próprio Líder.
Brad Szollose disse: Se você realmente quer a chave do sucesso, comece fazendo o oposto do que muitos ainda estão fazendo.
O Líder Participativo não tem medo de colocar a mão na massa, sentar junto com o time e se misturar com a galera que executa. Ele não faz distinção de cargos, se envolve e realiza também. Ele participa!
# Perspicaz
O Líder de A a Z é também Perspicaz, aquele que tem “agudeza de espírito”. Ele é sagaz e bastante inteligente para implantar as inovações, as tendências de mercado e a evolução em sua liderança.
Ele entende (porque busca evoluir e se aprimorar segundo as necessidades mercadológicas) que para garantir o sucesso da empresa em que está inserido e do pessoal que lidera, ele precisa estar aberto às mudanças e se adaptar.
Por ter uma boa visão, ele sabe que o futuro está totalmente atrelado à tecnologia e a automatização, por isso, trabalha implantando a nova mentalidade em seus liderados, treinando-os e até preparando-os para os dias vindouros.
O Líder Perspicaz tem sagacidade e a virtude/aptidão para compreender ou aprender por simples indícios, previsões e notícias. Ele tem a capacidade para liderar com a ambiguidade que temos vivenciado em nossas corporações/empresas.
# Persuasivo
Diante de tantas percepções, transformações e evoluções, o Líder de A a Z, é alguém que influencia. Além de adotar os novos conceitos e tendências, ele leva todos ao seu redor (equipe, amigos, familiares) a seguir suas ideias e se preparar para o futuro também. Na verdade muitas vezes ele mesmo constrói esse futuro com o qual sonhou.
Inclusive, Ronald Reagen disse: O maior líder é aquele que leva as pessoas a fazerem coisas grandiosas, porque as impulsionam.
O Líder Persuasivo não é nada parecido com o velho chefe mandão e autoritário, pelo contrário. A equipe o segue por livre e espontânea vontade, pois enxerga nele inteligência, confiança e ousadia. Afinal, equipe nenhuma tem medo/receio de seguir líderes destemidos, certos de suas opiniões (desde que sejam coerentes) e audazes. Em outras palavras, conhecedores do mercado.
O Líder de A a Z é aquele que demonstra através de sua equipe, que o melhor caminho para obter resultados acima do esperado é Participando, sendo Perspicaz e sabendo Persuadir o grupo mostrando que o melhor caminho é o que ele aponta. Ele é um exemplo a ser seguido!
Para encerrar o conteúdo deste artigo, veja o que Albert Schweitzer disse sobre o Liderar: O exemplo não é a coisa principal em influenciar os outros. Ela é a única coisa!
E aí, qual das três características você mais tem como Líder? Independente de sua resposta, saiba que você pode ser o que desejar, basta querer e desenvolver tais habilidades. Pense nisso e até a próxima.
Abraço,
Marcelo Simonato
Palestrante, Escritor e Executivo
Especialista em Liderança
e Gestão de Pessoas
Meu lema:
“Liderando Pessoas, Humanizando Empresas
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
# HASHTAGS
#marcelosimonatooficial
#dicadosimonato
#oliderdeAaZ
#liderancacomproposito
#lideranca
#gestaodepessoas
#liderandopessoashumanizandoempresas
#pilaresdosucessoprofissional