elizabeth@siloseventos.com.br

+55 19 99773-6756

+55 11 3280-0892

PENSANDO FORA DA CAIXA – como continuar ganhando?

por | nov 20, 2018 | single-post

Muito se tem falado sobre “pensar fora da caixa” não é mesmo? Vemos este tema espalhado por todos os lados, mas será que entendemos de fato como obter tal mudança de mentalidade ou estamos apenas nos fazendo de entendidos?

Bernardinho, um ícone da seleção Brasileira certa ocasião disse: “eu já fui diversas vezes campeão, mas para continuar ganhando eu precisei desaprender aquilo que eu sabia para reaprender de uma nova maneira e assim continuar ganhando”.

É comum, em meio a tantas palestras e consultorias que aplico, identificar o quanto os profissionais possuem paradigmas e certos hábitos que precisam urgentemente ser “desaprendidos” (jogados fora) para então depois aprender novamente a fim de continuar evoluindo em sua carreira.

Se você deseja tornar-se um profissional com alta performance, engajamento, produtividade e que agregue valor a sua organização, chegou a hora de mudar verdadeiramente sua mentalidade e pensar fora da caixa sem desculpas.

Edward de Bono, escritor maltês, psicólogo da Universidade de Oxford, em 1930 já dizia: “A criatividade envolve a ruptura de padrões estabelecidos, a fim de olhar para as coisas de uma maneira diferente.”

É típico de muitos profissionais focarem em estratégias que deram certo no passado, sem levar em conta que os resultados positivos do passado não garantem o sucesso do presente e tão pouco do futuro.

Desta forma, nossa dica de hoje diz respeito a esquecer aquilo que deu certo no passado e adotar novos padrões mentais para continuar progredindo profissionalmente.

O mundo tem se modificado de maneira veloz, e nós precisamos evoluir juntamente com ele, caso contrário ficaremos obsoletos. O estímulo de pensar fora da caixa te impulsionará a sair do seu quadrado e se relacionar de maneira mais empática, assertiva e flexível com novas oportunidades e pessoas.

Mudar o mindset não se refere unicamente em desaprender e reaprender como vimos, mas em aprender sobre assuntos fora da sua área profissional.

Permita-se conhecer o novo!

Mas, como assim?

Eu conheço diversos profissionais que só se relacionam com outros profissionais do mesmo segmento. Um advogado, por exemplo, que só fala com advogados ou um colaborador de T.I que só consegue conversar sobre programas de computador e isso é alarmante.

Se você deseja pensar fora da caixa adote a inteligência múltipla agora mesmo. Fale sobre outros assuntos e aprenda sobre novos segmentos além do seu. É de suma importância que você seja um profissional que saiba dialogar sobre diversas temáticas. Isso faz toda a diferença!

O profissional que não pensa fora da caixa, certamente pagará a “conta no final” ao ver grandes chances e oportunidades passando diante de si, sem poder aproveitá-las por falta de competência.

Raul Seixas em uma de suas músicas cantou: “eu prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Seja um profissional moderno, amplie seus horizontes, busque mais conhecimento, saiba conversar sobre outros conteúdos e veja quantas oportunidades você criará a partir disso.

Se interesse por fotografia, desenhos, artes, teatro ou culinária mesmo sendo um Economista. Se você é matemático, por exemplo, que tal procurar a área de humanas para variar um pouco, se você é de humanas busque por uma área mais técnica. O importante é sair do seu quadrado e pensar fora da caixa para tornar-se um profissional Outstanding.

Para finalizar o artigo desta semana quero deixar a grande e famosa frase de Sócrates que diz:

Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”.

Pense nisso, sai da caixa e até a próxima!

 

Deseja ser um Profissional de Alta Performance? Leve nossas Palestras e Treinamentos para sua empresa.

Pense nisso e até a próxima!

Mais informações em: www.marcelosimonato.com

Acompanhe também nas redes sociais: #marcelosimonatopalestrante

Eleve a performance do seu time.
Entre em contato com Marcelo Simonato