elizabeth@siloseventos.com.br

+55 19 99773-6756

+55 11 3280-0892

Que tal aplicar as estratégias do Xadrez em sua forma de Liderar?

por | maio 23, 2020 | single-post

Você já reparou como liderar uma equipe dentro do universo corporativo pode ser bastante parecido com um jogo de Xadrez?

Segundo o site Wikipédia, “o xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva”.

O grande objetivo deste jogo é derrubar o Rei do adversário por meio do movimento conhecido como “Xeque-Mate”, o que nos remete a importância de estabelecer objetivos, metas e propósitos bem definidos em nossa carreira para então nos empenharmos em cumpri-los.

Dar um “Xeque-Mate” no universo corporativo, não significa derrubar o presidente ou qualquer outro colega de trabalho, aqui não estamos falando do famoso “puxar o tapete”, pelo contrário trata-se em derrubar qualquer oposição que se coloca diante dos objetivos da organização. O Líder de A a Z deve ser um Xadrezista que com estratégia, assim como em um jogo de Xadrez, sabe movimentar as peças (sua equipe e atividades) de modo a eliminar o desânimo, acomodação, falta de comprometimento, dispersão, ausência de comunicação assertiva e por consequência resultados ruins.

Eu não sei o quanto você conhece deste jogo, mas o Xadrez foi criado na Índia em 550 A.C. Espalhando-se rapidamente por meio da Ásia até os territórios da Europa.

A partida mais longa de Xadrez de todos os tempos teve 269 movimentos entre Ivan Nikolic e Goran Arsovic em Belgrado na década de 80. Durou mais de 20 horas, e acabou em um empate. Afirma-se que existem mais literaturas voltadas ao Xadrez do que para qualquer outro jogo de tabuleiro.

O Xadrez é um jogo tão engenhoso e que requer tanta astúcia que há mais de 318.979.564.000 maneiras diferentes de jogar os primeiros quatro movimentos.

Mas, porque associar este jogo à liderança corporativa?

Porque tanto para liderar como para jogar o Xadrez visando à vitória é importante:

– Estabelecer objetivos;

– Ter visão estratégica;

– Ter autocontrole;

– Ter criatividade;

– Saber gerenciar o seu tempo;

– Saber lidar com a pressão;

– Ter a capacidade de antecipação;

– Ser humilde para aprender com os erros.

Características fundamentais que o Líder de A a Z deve ter para ser um vencedor.

O Líder Xadrezista é aquele que olha para o cenário (crise, pandêmia) e com suas habilidades consegue encontrar caminhos e alternativas onde outros não veem e mesmo em meio as adversidades, mantém o equilíbrio emocional, ignorando qualquer confronto, não cedendo diante das pressões e continua em frente rumo aos objetivos traçados mesmo que tenha que abandonar o plano A e partir para um plano B.

O Líder de A a Z é aquele que tem a habilidade de gerenciar o seu tempo, tem visão de futuro e senso de antecipação, características presentes tanto no jogo de Xadrez como em uma liderança moderna.

O Líder Xadrezista é aquele que em cada jogada, analisa o andamento da sua estratégia, observa o plano do adversário (concorrência, mercado) e, com base nisso, traça seus próximos passos com tempo predefinido para realização.

E aí, o que você acha? Notou as semelhanças e aprendizados que podemos extrair de um jogo de Xadrez para aplicar em nossa liderança? Os líderes que desejam ser bem-sucedidos devem aplicar as estratégias aqui abordadas em sua forma de pensar e agir para que possam atingir os resultados almejados (a vitória).

Gostaria no entanto de frisar outras 2 habilidades essenciais no universo corporativo voltado para liderança que são a intuição e a capacidade de antecipação.  Um bom líder, a cada movimento da sua equipe, é capaz de visualizar as possíveis próximas jogadas que dever adotar, sendo capaz de bloqueá-las ou de adaptar-se a elas. Ele é um estrategista e sabe colocar as peças certas (colaboradores) nas casas corretas (posições de trabalho ou atividades).

Em meio as dificuldades é que os grandes lideres aparecerem e com as jogadas certas (tomada de decisão) fazem a diferença na partida (cenário atual).

Em suma, conhecer a arte de liderar é como saber jogar Xadrez. Não é qualquer um que sabe, mas todos podem aprender se investir tempo, dedicação e perseverança.

Lembre-se: um líder com mente estratégica sempre poderá prever o próximo passo e se antecipar a qualquer situação.

Você diria que é um Líder com as características de um Xadrezista?  Se sua resposta for não, fique tranquilo. Embora o Xadrez pareça ser um jogo complicado e difícil de vencer, basta tão somente aprender a jogá-lo, praticar e ir se aperfeiçoando para conseguir o Xeque-mate.

Estamos chegando ao final deste conteúdo. E aí, o que você achou? Deixe seu comentário, eu quero saber o que você pensa sobre este assunto. Além disso, aproveite para me seguir nas redes sociais, pois sempre disponibilizo materiais relevantes como este aqui.

Se você precisa de ajuda neste sentido, entre em contato e aprenda por meio de estratégias de liderança como se tornar um Líder de A a Z.  

Abraços e até a próxima.

Marcelo Simonato:

Palestrante, Escritor e Executivo

Especialista em Liderança e Gestão de Pessoas

Meu lema: Liderar Pessoas & Humanizar Empresas.

TREINAMENTOS E PALESTRAS

Site: www.marcelosimonato.com

E-mail: contato@marcelosimonato.com

Redes Sociais: @MarceloSimonato.Oficial

Eleve a performance do seu time.
Entre em contato com Marcelo Simonato