Mudança de comportamento, Mindset expandido e acúmulo de competências são características que toda organização busca na hora de contratar ou preservar seu pessoal. Mas será que temos sido profissionais que atingem essas expectativas?
Falando em atingir expectativas profissionais… Você já pensou na possibilidade de “hoje ser melhor que ontem e amanhã ser melhor que hoje”?
Essa possibilidade existe! Trata-se de uma filosofia japonesa que tem como metodologia “adotar a melhoria contínua”, denominada Kaizen, uma cultura que visa ser melhor a cada dia em todos os aspectos, principalmente no quesito profissional.
Adotar a filosofia Kaizen tem como objetivo o aprimoramento da organização e de seus colaboradores. Desenvolvimento este, que deve acontecer de forma gradual e contínua, sem ansiedade ou pressa pela busca do êxito.
Já vimos por aqui (artigos anteriores) que ser ótimo não significa ser excelente e ser um bom funcionário é uma obrigação de quem deseja garantir sua posição no mercado de trabalho. Quer dizer: se desejamos atingir as expectativas do mercado atual precisamos ser a cada dia, profissionais melhores que ontem, ou seja, precisamos aderir a filosofia Kaizen.
Nessa metodologia é fundamental que nenhum dia sequer passe sem que haja uma melhoria a ser implantada. Como profissionais Outstanding temos como obrigação procurar por uma melhoria gradual e contínua.
E quando menciono que precisamos procurar uma melhoria gradual quero dizer que devemos apresentar novas habilidades de tempos em tempos, e continuar evoluindo gradativamente. Por exemplo, se neste ano você é bom em marketing, no próximo ano você deve ser melhor em vendas e no ano seguinte ser melhor em comércio exterior e etc.
Não importa em que você irá se desenvolver buscando uma melhoria, o importante é ser contínuo nessa busca e aperfeiçoamento. Imagine se você for capaz de apresentar a cada ano uma habilidade nova e conhecimentos inovadores que antes não dominava, seria fantástico, não é mesmo?
Seja um profissional interessante!
Isso mesmo! Ano após ano escolha uma nova competência e uma nova habilidade para se aperfeiçoar.
Uma pesquisa realizada em Harvard revelou que mais de 60% do conteúdo que aprendemos nas universidades são esquecidos no decorrer dos anos. E palestrando em diversas locais tenho notado o quanto os profissionais se gabam por terem se formado em uma ou mais universidades, assim como terem cursado pós-graduação em faculdades renomadas, mas que estagnaram a absorção de novos conhecimentos. Portanto se desafie e continue sendo melhor a cada dia e conhecendo outros assuntos além de estudá-los.
Dicas para iniciar a praticar a filosofia Kaizen:
- Leia um livro por mês a fim de agregar conhecimento, aprender um novo vocabulário, outras culturas e costumes. Opte por ler e estudar temas que você não conhece ou não tem afinidade, afinal de contas, ler aquilo que nos é familiar não agregará novos conhecimentos.
Recomendo meus livros que podem ser adquiridos pelo site www.marcelosimonato.com/livros
- Outra opção para quem não gosta de ler (o que pode ser revertido por meio de treinamentos) é ouvir áudios-books ou episódios no Spotify®. No percurso do trabalho, da faculdade ou enquanto organiza algo, você pode ouvir diversos assuntos e absorver novos conhecimentos.
- Faça cursos gratuitos pela Internet ou mesmo presenciais. Se você acessar o portal de várias Universidades ou mesmo pelo Youtube, poderá se cadastrar em variados cursos gratuitos para se especializar e obter novos conhecimentos.
Não há desculpas! Hoje você pode absorver conteúdo de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento e na distancia de um clique. Devemos nos moldar aos tempos modernos, as novas exigências e as tendências do mercado moderno. Tudo em prol de “hoje ser melhor que ontem e amanhã ser melhor que hoje”. Pense nisso!
E lembre-se: Para ganhar o máximo, você tem que ser o máximo – T. Harv Eker
Gratidão e até a próxima.
Quer me seguir no Instagram ou Linkedin e acompanhar as novidades?
@marceloSimonato // linkedin.com/marcelo-simonato
Inscreva-se no meu canal do Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato