É um prazer imenso tê-los neste espaço mais uma vez. Nós estamos aprendendo as características do líder de A a Z, e já estamos chegando quase ao meio de nosso objetivo.
Nesta semana, vamos estudar os atributos do líder com a letra H de Honesto, Habilidoso, e Hands on, que significa “mão na massa ou pau para toda obra”. O verdadeiro líder é aquele que pratica de verdade aquela frase engraçada, mas ao mesmo tempo tão verdadeira: “Tamo Junto”.
Venhamos e convenhamos, ter um líder que administre a equipe com honestidade é um elemento fundamental, não é mesmo? Praticar uma liderança pautada em princípios é um dos principais pilares de qualquer profissional bem-sucedido.
Certa ocasião, eu ouvi algo interessante e que dizia o seguinte: Precisamos parar de querer descartar membros da equipe e sim começar a recuperá-los. Pensando nisso, decidi elaborar este conteúdo.
Quando treinamos e capacitamos a liderança de nossa organização tudo fica mais leve e suave. Afinal, ter uma liderança que “caminha junto” com a equipe para o que “der e vier” sem desistir dela, é um dos fatores que leva o time ao sucesso.
Quem não gosta de encontrar no líder um apoiador, mestre, guia, professor, treinador e aglutinador, como bem ensinou Robert Diltz em sua teoria sobre Os Setes Processos dos Níveis Evolutivos?
O líder de A a Z, é aquele que age com honestidade e sabe trazer feedbacks autênticos, objetivos e transformadores aos seus colaboradores. É aquele que prefere apontar uma “verdade feia” de que uma “mentira bonita”.
Ele é honesto em todos os sentidos, até mesmo para ensinar, corrigir e provocar uma crise de consciência. O líder honesto dá garantias de que quando os ciclos ficarem problemáticos, escassos e difíceis (porque tempos assim virão), ele estará no barco, remando com a equipe.
É o tipo de líder que se o colaborador está tendo resultados negativos, condutas equivocadas ou falta de produtividade, com honestidade “joga as cartas na mesa” a fim de recuperá-lo, e não descartá-lo.
No livro O Monge e o Executivo, o autor escreve que: Liderar é fazer a coisa certa para as pessoas confiadas a você. E a coisa certa é ter autocontrole, ser bom, ser humilde, ser grato, ouvir, perdoar, ser honesto, ser comprometido. Ter caráter é fazer a coisa certa e liderar é colocar o caráter em ação.
Temos aprendido, e não é de hoje, o quanto o cenário corporativo vem se transformando, dando maior ênfase ao capital humano. A vista disso, priorizar o resgate da essência de cada colaborador, a descoberta de seu talento, e provocar a produtividade é uma tarefa a ser implantada pelos líderes de A a Z.
Um líder honesto é transparente, claro, objetivo e não faz “rodeios” para expressar melhorias. Ele “joga limpo” e faz questão de ensinar, capacitar e caminhar junto com a equipe.
Abílio Diniz, Jorge Lemann, Walt Disney, Gandhi entre outros, são verdadeiros exemplos de líderes com H maiúsculo (Honestos, Habilidosos e Hands on). Para eles, não havia tempo ruim, justificativas, protelação ou “corpo mole”, eles simplesmente faziam com maestria seu papel como líderes.
A habilidade é outra virtude do líder de A a Z.
O líder de A a Z tem como sobrenome a habilidade, desta forma, ele entende que desenvolver pessoas demanda tempo, dedicação e empenho. Por isso, ele é paciente em esperar o processo de desenvolvimento de cada um, sem desacreditar, subestimar ou simplesmente demitir, como é de costume de diversas empresas despreparadas.
Ter uma equipe de sucesso não acontece da noite para o dia. Do mesmo modo, que o líder precisa de tempo para construir uma equipe produtiva e rentável, ele entende, que cada colaborador também tem seu “time” para evoluir. Por isso, continua sendo um apoiador.
Em outras palavras, o líder habilidoso terá que ser o pioneiro em acreditar na capacidade de sua equipe, mesmo que ela não tenha credibilidade, não seja levada em conta e mesmo quando ela apresente grandes chances de falhar. Trabalhar com uma equipe pronta e preparada, traz quais méritos à liderança? Nenhum!
Por vezes, o líder de A a Z terá diante de si somente improbabilidades, mas com bastante habilidade e estratégia, ele poderá transformar essa equipe.
Por fim, chegamos a característica Hands on (mão na massa). Este líder é aquele que não só manda, mas também executa junto. Ele não alimenta as aparências, mas se suja na produção se precisar, tira a gravata e coloca as mãos na massa também.
Para o líder Hands on, não tem “mi mi mi”, ele é dotado de coragem, ousadia e conhece sua identidade. Ele é do perfil que “mata a cobra e mostra o pau”, “não dá o peixe, mas ensina a pescar”. Ele não tem melindres, não se importa em se misturar com a equipe e fazer o trabalho duro. Ele está junto, para o que der e vier. O líder Hands on tem iniciativa!
E aí, você diria que é um líder com essas qualidades ou possui este tipo de liderança em sua organização? É de se pensar, não é mesmo?
Estamos chegando ao final de mais um capítulo da nossa saga sobre o líder de A a Z. Espero que este conteúdo agregue conhecimento e valor a você e nos vemos semana que vem, neste mesmo espaço e bate canal.
Abraços
Marcelo Simonato
Executivo, Escritor, Palestrante
Especialista em Liderança e Desenvolvimento Profissional
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
# HASHTAGS
#marcelosimonato
#marcelosimonatopalestrante
#marcelosimonatooficial
#dicadosimonato
#liderancadeAaZ
#designyourlife
#liderancacomproposito
#pilaresdosucessoprofissional
#opoderdoobvio
#segredosdealtoimpacto
#coachingdecarreira
#serextraordinarioeumaquestaodeescolha
#segredosdaaltaperformance
#coachingmudeseumindsetparaosucesso
#engage
#ikigai
#proposito
#propositodevida
#lideranca
#profissao
#carreira
#mudancademindset
#atitude
#extraordinario
#sucessonacarreira
#liderancanapratica