De “bate pronto”; Você diria que é um profissional resistente e flexível ou você se desmotiva e desiste facilmente?
Segundo a Física, resiliência representa a propriedade que alguns corpos apresentam em retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
Já o sentido figurado da famosa palavra “resiliência” representa a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte, às mudanças e os conflitos que surgem na carreira e na vida pessoal. Ou seja, se desejamos conquistar novas condições na carreira/vida, precisamos aprender a ter a capacidade de nos restabelecer agilmente.
Autor do livro “Resiliência”, o professor da universidade FGV – Paulo Sabbag disse: A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física. Por definição, é a capacidade de o indivíduo enfrentar situações extraordinárias, seja o sucesso ou a perda, em situações de grande estresse.
Uma pesquisa realizada pelo professor Sabbag, mostrou que a resistência pode se medir. E justamente por meio deste termômetro, após analisar o perfil da cantora Amy Winehouse, ele notou que Amy foi um bom exemplo de baixa ou nenhuma resiliência. Segundo Sabbag, não havia resiliência nela ao lidar com o estresse causado pelo sucesso ou pelas perdas (caso mais comum entre as pessoas). Amy era talentosa, bem educada e tinha fama, mas a partir daí, ela entrou em uma autodestrutividade sem fim.
Em contra partida podemos ver pessoas que ao invés de se autodestruírem em momentos de estresses, perdas ou conflitos, conseguiram se superar e ainda desenvolver novas habilidades.
Se conversarmos ou acompanharmos a história dos maiores atletas paraolímpicos brasileiros, dançarinos de Ballet ou jogadores de futebol, por exemplo, veremos que todos eles, quer seja para vencer um Campeonato Mundial, para se apresentar em um palco renomado ou para conquistar novas medalhas, têm algo em comum: o poder de administrar a dor.
Acontece que todos eles, já tiveram que treinar ensaiar e jogar mesmo com muita dor, estando machucados e ou lesionados, entre outras impossibilidades.
Para eles, o lema: No Pain, No Gain (Sem dor, sem ganho!) é algo real, por isso alcançaram em suas carreiras “Status” mais elevados marcando gerações com suas vitórias e troféus.
O mais interessante é que ser uma pessoa/profissional resiliente não tem relação nenhuma com a personalidade, mas é uma competência que podemos desenvolver.
A resiliência pode ser aprendida por meio de estímulos, por influência cultural, pelo ambiente ao redor e pela trajetória de vida que levamos (esta é a mais comum). Embora a resiliência seja uma competência que podemos desenvolver, por outro lado ela também precisa ser cuidada/trabalhada, uma vez que ela não é duradoura e apresenta picos ao longo da vida.
Todo indivíduo nasce com a tendência de ser forte e valente (resiliente), quer um exemplo? Repare as crianças que muitas vezes caem durante uma brincadeira, se machucam, choram a dor (afinal temos que vivenciar o luto das situações) e depois de tudo, se esquecem da queda/trauma e voltam a brincar. Eis aqui, os primeiros sinas de resiliência!
Em nossa trajetória empreendedora e profissional vamos encontrar diversos obstáculos, muitos, mas muitos momentos de estresse e até mesmo momentos de sucesso, e quando isso acontecer (se é que já não está acontecendo) como vamos reagir?
Será que seremos como os atletas que sempre encontram uma maneira de se restaurar facilmente, se adaptar à má sorte, às mudanças e os conflitos ou vamos entrar numa espiral autodestrutiva como vimos no termômetro da Amy Winehouse?
Para encerrar o conteúdo desta semana quero dizer a você, amigo (a) leitor: “Sem administração da dor não há êxito”!
Conversando com vários executivos, pessoas milionárias e profissionais extraordinários, eu percebi que no processo e decorrer de suas carreiras eles precisaram ser resilientes por inúmeras vezes. Para todos eles, se a intenção de um sujeito é ser bem-sucedido o primeiro passo é ser resiliente, superar as adversidades e o estresse sempre.
Trata-se em aguentar firme, as circunstâncias exigentes, de pressão e estresse, seja por causa do sucesso ou quer seja por causa dos problemas existentes. Independente dos fracassos, das perdas e dos problemas: Seja forte. Sê valente e corajoso! #FicaDica #EuSouResiliente
ACOMPANHE-ME NO INSTAGRAM OU LINKEDIN
@marceloSimonato // linkedin.com/marcelo-simonato
INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE:
ww.youtube.com/marcelo-simonato