elizabeth@siloseventos.com.br

+55 19 99773-6756

+55 11 3280-0892

TEORIA DO HARD WORK

por | maio 6, 2019 | single-post

Você já passou uma temporada de férias na praia? Certamente sim, não é mesmo? Por isso, é bem provável que já tenha visto por lá alguns terrenos completamente abandonados.

Entre uma bela casa de praia e outra podemos notar alguns terrenos cheios de ervas daninhas, muros destroçados e muito mato espalhado por toda parte. Terrenos extensos e largos que dariam uma bela casa de verão, só que agora são apenas “terrenos baldios”.

Foi assim que o Rei Salomão comparou o resultado dos homens preguiçosos! Os seus bens estavam em ruínas, coberto de ervas daninhas e espinheiros por causa da fadiga.

Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo, havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas e o muro de pedra estava em ruínas. (Provérbios: 24.30-31)

A preguiça é um comportamento destrutivo, mas que acomete diversos profissionais. Ela se caracteriza pela ausência de disposição em trabalhar, realizar tarefas rotineiras e principalmente pela “preguiça de pensar”. Tudo que exige esforço, raciocínio lógico e até força física termina em grande fadiga e procrastinação.

Um profissional preguiçoso dificilmente conseguirá conquistar alguma coisa, porque para isso ele precisará se esforçar. E acredite se quiser, muitos profissionais não querem trabalhar duro.

Como todos sabem países como Japão, Alemanha e Estados Unidos são considerados de primeiro mundo e algo comum entre esses países é que seu povo está habituado a trabalhar duro, o que faz jus a riqueza que possuem. Se você conversar com algum americano, por exemplo, verá que não existe limite quando o assunto é trabalho, eles dedicam longas 12,13 e até 15 horas de trabalho duro diariamente. O resultado de tanto trabalho reflete na posição dos mesmos em qualquer ranking de produtividade e entrega.

O hábito de trabalhar duro tem ligação direta com os resultados que temos

Quando digo para as pessoas de que precisamos criar o hábito de trabalhar duro elas ficam espantadas. Eu entendo que a nossa cultura valoriza demais os feriados, as festas e os finais de semana, fazemos de tudo para ter um dia de folga, mas se queremos de fato nos tornar profissionais extraordinários, precisamos urgentemente mudar a nossa mentalidade. Aliás, se queremos nos tornar um país de primeiro mundo (e temos potencial para isso) precisamos deixar de ser preguiçosos.

Albert Einstein já dizia: O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Então por que temos a audácia de acreditar que podemos trabalhar algumas horas por semanas e enriquecer facilmente? Talvez pela cultura brasileira.

Precisamos romper a ideia rasa de que oito horas de trabalho por dia são suficientes. Se quisermos crescer como profissionais e empreendedores precisamos “arregaçar as mangas” imediatamente, eliminar a preguiça e não ter medo de encarar as tarefas, mesmo que isso leve mais de 12 horas.

Faça o que tem que ser feito!

Talvez você precise sacrificar algumas horas a mais de trabalho para colher resultados mais satisfatórios no futuro. Eu nunca vi alguém dizer que não tem dinheiro suficiente porque trabalha muito, que está indo a falência porque dedica muitas horas ao seu negócio ou que não tem uma reserva para os “dias de nevasca” porque trabalhou mais de 12 horas por dia, por exemplo. Muito pelo contrário!

Eu vejo muitos profissionais ganhando pouco, não conseguindo guardar dinheiro e nem se mantendo financeiramente pela falta de trabalho duro, por carregar uma mentalidade de que “oito horas por dia” está bom e por querer mais feriados do que dias uteis.

Eu costumo dizer em minhas palestras que: “somente quando um funcionário se torna gestor, empreendedor ou executivo ele passa a ter a noção do prejuízo que temos como país com tantos feriados, emendas e festas”.

Conversando com especialistas, milionários e pessoas de sucesso pude perceber que eles chegaram ao topo por meio de muito trabalho duro, horas a fio de trabalho e muita transpiração.

A não ser que você tenha recebido uma herança ou ganhado na Mega Sena, o caminho é apenas um, hard work.

Que tal dedicar mais tempo de sua vida trabalhando?

Talvez eu arrume inimizade com você ao fazer esta pergunta. Talvez ao ler esse questionamento você se sinta desconfortável e até mesmo indignado, afinal em sua opinião você já trabalha além do limite, então neste caso, essa proposta não é para você, mas a outros perfis de profissionais. E para eles eu pergunto, que tal?

Como eu disse anteriormente, carregamos uma mentalidade tão enraizada sobre o trabalho que a pergunta acima pode soar como uma afronta, mas pense bem…

Você quer ter um desempenho como dos profissionais dos países de primeiro mundo? Então trabalhe duro!

Quando você aplicar a teoria do hard work você verá os resultados chegando, além disso, você também estará mudando um hábito por meio da repetição de um comportamento. Charles Duhigg em sua obra “O poder do hábito” disse: Mais de 40% das ações que temos diariamente não são decisões de fato, mas sim hábitos.

Às vezes, quando estou dirigindo me pego querendo entrar em determinadas ruas quase que inconscientemente, isso porque durante muitos anos repeti aquele caminho para ir ao trabalho ou visitar algum cliente, logo, por mais que eu deva virar em alguma rua depois, eu sou condicionado pelo meu cérebro a seguir aquela rota antiga. Isso porque eu fiz daquela repetição um hábito.

Já vi casos de pessoas acabarem dirigindo para suas antigas casas sem notar e depois perceberem que estavam casados e não moravam mais lá. Ou seja, um hábito torna-se automático.

Crie o hábito de trabalhar duro e isso nunca mais sairá da sua mente e de seu comportamento. Experimente e comece agora mesmo!

Comece a trabalhar duro mês a mês durante um período de seis meses e então veja os resultados.

 

E lembre-se: Tudo alcança aquele que trabalha duro enquanto espera

Thomas Edison.

 

Gratidão e até a próxima.

 

Quer me seguir no Instagram ou Linkedin e acompanhar as novidades?

@marceloSimonato // linkedin.com/marcelo-simonato

Inscreva-se no meu canal do Youtube: 

www.youtube.com/marcelo-simonato

Eleve a performance do seu time.
Entre em contato com Marcelo Simonato