elizabeth@siloseventos.com.br

+55 19 99773-6756

+55 11 3280-0892

Você conhece algum profissional de sucesso que seja mal humorado?

por | ago 18, 2019 | single-post

Willian James, importante filósofo e psicólogo norte-americano, um dos criadores do “pragmatismo” e um dos fundadores da Psicologia Moderna, disse em 1890: o pessimismo leva a fraqueza, o otimismo ao poder.

Certa ocasião, eu estava conduzindo um treinamento em determinada organização e uma colaboradora em especial chamou-me a atenção “negativamente”. Acompanhe…

Cássia, como a chamarei, era extremamente competente, realizava as suas tarefas com eficácia e atenção, entretanto, ela tinha uma postura e fisionomia terrivelmente fechada e amargurada. Isso mesmo amargurada!

Cassia, que prestava atendimento a um importante órgão do governo, não sorria em hipótese alguma, tinha os ombros caídos como quem estava bem desanimada, exausta e triste. Até seu tom de voz era cético. Certamente o corpo dela falava!

Por falar nisso, Pierre Weil e Roland, autores do livro “O corpo fala” conseguiram desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios notaram que certas expressões, gestos e atos corporais de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções ou posicionamentos internos.

Unindo tais conhecimentos da leitura do corpo com algumas dinâmicas e ferramentas para desenvolvimento humano, percebi durante o treinamento que Cassia continuava mantendo uma postura angustiada, “para baixo” e pessimista perante a vida e a sua carreira, mesmo em momentos de descontração.

Seu discurso tinha um “tom” de negativismo, sempre com um trágico olhar sobre qualquer circunstância. Ela era incapaz de enxergar algo de bom no seu ofício, nos setores em que era colocada vezes ou outra, ou nas pessoas que atendia.

Tudo lhe soava como penoso. Para Cassia, a chefia não era boa o suficiente, a liderança tinha falhas, o salário era baixo e tinham muitos descontos, a infraestrutura não era bacana, o público mal educado e etc. Mas como eu disse, ela era uma pessoa competente, eu diria que competentemente, mas infeliz!

Agora, eu lhe questiono, amigo leitor: o que vale mais, um funcionário feliz que precisa ser desenvolvido e despertado em suas habilidades ou um que é bastante competente, mas ao mesmo tempo mal humorado, derrotista e pessimista?

Claro que a resposta é bem óbvia, não é mesmo?

Para as organizações mais vale o colaborador animado, disposto e proativo (mesmo que ainda necessite ser desenvolvido) do que aquele que é eficiente, mas pessimista, colérico e que transmite a nítida mensagem não verbal de insatisfação em relação à empresa, ao cargo ou a função que exerce.

Você conhece alguém assim?

Eles estão por todas as partes exalando insatisfação, melancolia e amargura profissional. E como já dizia o Dr. Augusto Cury: “Verdadeiramente o pessimismo é um câncer na alma”.

Alguém também já se referiu ao pessimismo dizendo: O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.

Se ao ler este artigo, você perceber que tem características de um profissional competente, mas que não transmite alegria em seu cargo, chegou a hora de rever seus conceitos e mudar sua conduta!

Atualmente existem diversas ferramentas para você conseguir ressignificar a sua profissão e perceber o mundo ao redor de maneira mais positiva.

Entre elas estão a PNL (Programação Neurolinguística), o processo de coaching, a psicologia positiva, inteligência emocional e múltipla, treinamentos, palestras entre outras opções que te auxiliarão a uma mudança de mentalidade, a quebra de crenças e a obtenção de uma visão mais positiva sobre sua carreira e suas oportunidades.

Não há justificativas para você continuar na mesma condição. Você precisa mudar sua forma de pensar e a hora é agora! Não seja um profissional amargurado, transforme-se.

A vista disso, você pode desenvolver a habilidade de ser um profissional competentemente satisfeito, que não é movido pelas emoções, mas sim pela inteligência. Pense nisso e até semana que vem.

 

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO:

Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoPalestrante

Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato

Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato

 

TREINAMENTOS E PALESTRAS

Site: www.marcelosimonato.com

E-mail: contato@marcelosimonato.com

# HASHTAGS

#marcelosimonato

#marcelosimonatopalestrante

#designyourlife

#liderancacomproposito

#pilaresdosucessoprofissional

#opoderdoobvio

#segredosdealtoimpacto

#coachingdecarreira

#serextraordinarioeumaquestaodeescolha

#segredosdaaltaperformance

#coachingmudeseumindsetparaosucesso

#engage

#ikigai

#proposito

#propositodevida

#lideranca

#profissao

#carreira

#mudancademindset

#atitude

#extraordinario

#sucessonacarreira

Eleve a performance do seu time.
Entre em contato com Marcelo Simonato