Sabemos que a teoria da reciprocidade pode trazer grandes vantagens aos profissionais e principalmente as organizações, mas você sabia que é possível criar ainda mais sinergias quando se está envolvido em um grupo que possui os mesmos propósitos?
Estou falando da união entre pessoas em harmonia e com um propósito em comum. Essa teoria nasceu na Europa como uma oposição a ideia de que: “somente os nobres tinham o direito de pensar e serem bem-sucedidos”.
Na época a força deste movimento foi tão polêmica que os 56 (cinquenta e seis) fundadores do território Europeu que mais tarde formariam os Estados Unidos decretaram: “Aqui, quem quiser pensar e se dedicar ao sucesso tem total apoio”.
Uau, uma revolução aconteceu, e graças a Deus!
O grande ícone, Napoleon Hill foi um dos disseminadores dessa pratica e no ano de 1928 escreveu seu livro “A lei do Triunfo” com o lema: “Analise grandes homens de sucesso para entender como eles se desenvolveram até chegar ao topo do sucesso, e então imite-os”.
Lembra-se do que eu disse sobre: “Com quem você almoça diz muito sobre quem você é?” Pois então, essa afirmação foi baseada nesta disseminação de Hill.
Napoleon Hill queria extrair em forma de palavras o que determinados homens de sucesso como Thomas Edison, Henry Ford, Roosevelt entre outros tinham em comum, e a resposta foi surpreendente: “Eles tiveram auxílio de outros homens de êxito porque se relacionavam com eles”. (O tal do Networking).
A ideia é unir pessoas que formam um grupo em prol de uma ideia, objetivo e propósito. Ou seja, auxiliar uns aos outros a conquistar o êxito (assim como Thomas Edison, Henry Ford, Roosevelt tiveram alguém que os orientassem na corrida para o sucesso).
Esse modelo é tão fantástico que desde a grande depressão, continua sendo utilizada com bastante potência até os dias de hoje.
Para adotar essa metodologia , antes de tudo você precisa participar de um grupo que realiza encontros diários, semanais e até mensais com a finalidade de que todos consigam se ajudar de alguma forma (com as estratégias, ferramentas e possibilidades que possuem). O objetivo desses grupos é auxiliar os seus membros a vencerem seus desafios e chegarem ao topo.
Não existem mágicas, tão pouco fórmulas, as reuniões são estrategicamente formadas por poucas pessoas para que haja vínculos e relacionamentos entre elas, além disso, para que haja também eficácia e resultados promissores.
Se você, assim como eu, tem uma agenda super apertada, não se preocupe, pois com os avanços tecnológicos, muitas dessas reuniões/encontros podem ser feitos por vídeos, ligações ou mensagens em grupos (Whatsapp, Telegram, Comunidades, etc), como melhor for a você.
Eu faço parte de alguns grupos e recomendo. Afinal de contas, nada como receber auxílio de homens/mulheres que já trilharam ou estão percorrendo o caminho do sucesso e imitá-los, como orientou Napoleon Hill!
Não se esqueça: Participar de grupos de apoio tem como objetivo fazer com que pessoas consigam ajudar umas as outras ofertando energia positiva, motivação, entusiasmo e orientações de êxito, tudo por meio de uma troca de experiência, contatos e atividades, logo procure participar de um grupo que esteja efetivamente engajado para isso.
Para se integrar a um desses times você precisa conhecer alguém que faça parte e então ser convidado, porém este convite só irá acontecer se você tiver algo que possa contribuir com o grupo.
Chegou a hora de praticar mudanças gigantescas em sua carreira. Gratidão e até a próxima!
Siga-me nas redes sociais ou entre em contato:
Facebook / Instagram: @marceloSimonato
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato